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Tipo: Monografia
Título: Ambientalização curricular no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul
Autor(es): Menech, Luana Felini de
Primeiro Orientador: Borges, Ceyça Lia Palerosi
Resumo: Nos cursos de Ciências Econômicas, os quais preparam profissionais para buscar a melhor e mais eficiente alocação dos recursos, a ambientalização do currículo acrescenta um aprendizado significativo e um compromisso direto com as questões ambientais, essenciais para formar profissionais conscientes e responsáveis. Sendo assim, esse estudo teve como objetivo analisar se a Ambientalização Curricular está contemplada no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul. Escolheu-se realizar uma pesquisa qualitativa que se configurou como um estudo de caso explicativo. Para tal, foram empregadas técnicas de coleta de dados que incluíram a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram conduzidas com 11 docentes das 19 disciplinas selecionadas na matriz curricular do curso, bem como com 2 coordenadores de curso, (o primeiro e o atual). A análise dos dados foi através das 10 categorias propostas pela Rede ACES para se obter um currículo ambientalizado. Foi observado que, embora o curso de Ciências Econômicas da UFFS possua uma estrutura curricular que permite a presença das categorias da ambientalização curricular, os docentes destacaram desafios significativos para a integração das práticas didáticas e pedagógicas necessárias para que todas as 10 categorias fossem exploradas nos CCRs analisados. As dificuldades mencionadas estão ligadas à restrição da carga horária disponível para o conteúdo proposto, disciplinas que predominantemente apresentam um viés teórico e econômico, e a carência de especialização em educação ambiental por parte do corpo docente, o qual mesmo diante das dificuldades identificadas, demonstrou esforço em suas práticas no processo de ensino, pois acreditam na importância de formar profissionais conscientes com a temática ambiental e que contribuam com o desenvolvimento sustentável em suas práticas profissionais.
Abstract/Resumen: In the courses of Economic Sciences, which prepare professionals to seek the best and most efficient allocation of resources, the integration of environmental aspects into the curriculum adds significant learning and a direct commitment to environmental issues, essential for educating conscientious and responsible professionals. Therefore, this study aimed to analyze if Curriculum Environmentalization is encompassed in the Economics program at the Federal University of the Southern Frontier. A qualitative research design was chosen, configured as an explanatory case study. To achieve this, data collection techniques, including documentary research and semi-structured interviews, were employed. Interviews were conducted with 11 faculty members from the 19 selected courses in the curriculum, as well as with 2 course coordinators (the former and current). Data analysis was conducted using the 10 categories proposed by the ACES Network to achieve an environmentalized curriculum. It was observed that, although the Economics program at UFFS has a curriculum structure that allows for the inclusion of categories related to curriculum environmentalization, faculty members highlighted significant challenges in integrating the didactic and pedagogical practices necessary to explore all 10 categories in the analyzed courses. The mentioned difficulties are linked to the restriction of available hours for the proposed content, courses predominantly presenting a theoretical and economic bias, and the lack of specialization in environmental education among the faculty. Despite these identified challenges, the faculty demonstrated effort in their teaching practices, as they believe in the importance of educating professionals who are conscious of environmental issues and contribute to sustainable development in their professional activities.
Palavras-chave: Currículo de ensino superior
Economia
Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8060
Data do documento: 2023
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