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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A gestão do cuidado: reflexões acerca das políticas públicas para a educação infantil
Autor(es): Worst, Gabrieli Maria
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: Pensando acerca da Gestão Pública, o trabalho pretende lançar um olhar sobre os programas, políticas e ações públicas para o campo da Educação Infantil. Sendo uma parte importante do desenvolvimento infantil, e constituindo um direito das crianças, o acesso a esse nível de ensino é fundamental à formação humana. Contudo, para que essa etapa da Educação Básica seja eficiente, precisa de manutenção, atualização e incentivos por parte dos gestores públicos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva mapear as políticas públicas que abrangem a educação infantil, refletindo acerca de seus direcionamentos e intencionalidades, trabalhando à luz de documentos como a Constituição Federal, o Estatuto da criança e do adolescente, a Base Nacional Comum Curricular, dentre outros textos de estudiosos de áreas afim, consistindo em uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo. O trabalho investigativo demonstrou a necessidade da expansão das políticas públicas para essa etapa de ensino, buscando uma educação mais eficiente e direcionada ao reconhecimento da Educação Infantil como direito e responsabilidade da gestão pública.
Palavras-chave: Gestão pública
Políticas públicas
Educação Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8076
Data do documento: Ago-2024
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