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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8086
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Políticas públicas de inclusão quilombola em universidades federais na região Sul do Brasil |
Autor(es): | Berenchtein, Bernardo |
Primeiro Orientador: | Giora, Gustavo |
Resumo: | A contextualização histórica dos quilombos e da população quilombola remonta ao período da escravidão no Brasil, quando os negros fugitivos buscavam refúgio em comunidades autônomas conhecidas como quilombos. A história dos quilombos e da população quilombola é marcada por resistência, luta e busca por reconhecimento de seus direitos, um contexto fundamental para compreender a importância das políticas de inclusão quilombola nas Universidades Federais. Em especial na região sul do Brasil, segundo especialistas, sempre se reproduziu o discurso de que a região possui nenhuma ou pouca presença negra, o que resulta em falhas na aplicação de políticas públicas, como o ensino obrigatório da história afrobrasileira, e reações quando movimentos negros reivindicam mais espaços. Esta região, que, historicamente apresenta uma menor concentração de comunidades quilombolas em comparação com outras regiões do país, a questão da inclusão dessas populações nas instituições federais de ensino apresenta desafios e oportunidades específicos. O Sul é caracterizado por um perfil socioeconômico e cultural distinto, o que influencia as políticas públicas e a forma como elas são recebidas e aplicadas. A presença reduzida de comunidades quilombolas nesta região não diminui a importância de garantir a inclusão dessas populações nos sistemas educacionais, que são fundamentais para o acesso a oportunidades e o fortalecimento da identidade cultural. Diante do exposto, objetivou-se através desta pesquisa, analisar as políticas públicas de inclusão quilombola nas Universidades Federais na região Sul do Brasil, identificar as ações afirmativas e programas de permanência para quilombolas, e compreender os desafios e perspectivas para a inclusão quilombola no ambiente acadêmico. Após o desenvolvimento deste estudo, é evidente a busca por promover a inclusão de estudantes de diversas origens, etnias e grupos sociais, especialmente aqueles com altos índices de vulnerabilidade, nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil. É importante observar que não existe uma uniformidade nas ações entre as instituições, uma vez que nem todas disponibilizam processos seletivos especiais para a comunidade quilombola. Assim, é essencial que novas iniciativas sejam pensadas e implementadas nas Universidades Federais da Região Sul, com o objetivo de garantir a efetivação e conclusão dos cursos de graduação pelos estudantes quilombolas |
Palavras-chave: | afro-brasileiros educação justiça social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8086 |
Data do documento: | Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
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