Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8107
Tipo: Monografia
Título: A leitura de textos literários em João Cezar de Castro Rocha, Antonio Candido e Michèle Petit
Autor(es): Valesan, Fernanda Ribeiro
Primeiro Orientador: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Primeiro coorientador: Prigol, Valdir
Resumo: O tema da pesquisa aqui apresentada é a relação entre texto literário e leitor. Objetiva investigar como as formas de relação entre texto e leitor podem influenciar na constituição de sujeitos críticos e transformadores da realidade social a partir das perspectivas dos autores Antonio Candido, Michèle Petit e João Cezar de Castro Rocha. Todos, estudiosos com trajetórias ímpares e particularidades no olhar sobre a leitura. Para a realização desta pesquisa foram estudados os conceitos de tempo, texto e leitor na perspectiva destes autores, buscando responder a seguinte pergunta: Como as perspectivas de leitura de textos literários de Antônio Cândido, Michèle Petit e João Cezar de Castro Rocha, nos ajudam a compreender a potência da leitura na constituição de sujeitos críticos e transformadores da realidade social? Os textos analisados foram “Direito à Literatura”, de Antônio Candido, “Direito à leitura literária: Notas Iniciais” de João Castro de Cezar Rocha e o capítulo “Segundo encontro: O que está em jogo na leitura hoje em dia” presente no livro “Os jovens e a Leitura: Uma nova perspectiva” de Michèle Petit. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de um recorte autoral, que analisará estudos primários. As obras escolhidas são dos próprios autores, não são produções de estudiosos ou leitores desses autores.
Abstract/Resumen: This research's main theme is the relationship between literary text and reader. This research aims to investigate how the relationship between readers and literary text can impact in the construction of critical and socially aware individuals from the perspective of Antonio Candido, Michèle Petit and João Cezar de Castro Rocha. All with unpaired trajectories and particularities when looking at the act of reading. To the achievement of this research goal is going to be studied the concept of time, text and reader, from these writer's perspectives, aiming to answer the following research question: How the literary text reading perspective of Antonio Candido, Michèle Petit and João Cezar de Castro Rocha help us to comprehend the power of reading in the development of critical and socially aware individuals? The texts analyzed during this research are “Direito à Literatura”, written by Antonio Candido, “Direito à leitura literária: Notas Iniciais” written by João Castro de Cezar Rocha and the chapter “Segundo encontro: O que está em jogo na leitura hoje em dia” in the book “Os jovens e a Leitura: Uma nova perspectiva” written by Michèle Petit. This is a bibliographic research that will analyze primary studies. The studies selected were written by the authors, this research does not aim to look into studies done by researchers of these authors.
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Formação de leitores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8107
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALESAN.pdf364,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.