Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8108
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Marilda Merência | - |
dc.creator | Cella, Ediana | - |
dc.date | 2023-07-10 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-20T17:48:07Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-11-20T17:48:07Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8108 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho resulta de inquietações pessoais, que foram adensadas no decorrer do curso de licenciatura em Pedagogia, especialmente no componente curricular História da Educação Brasileira. Essas inquietações relacionam-se aos limites de independência e autonomia entre os poderes estatais e religiosos e a sua relação no campo educacional. Assim, buscamos compreender como as questões sobre a laicização e a secularização do estado e da educação se concretizam em alguns momentos da educação catarinense. Por meio de abordagem qualitativa, ancora-se numa revisão de literatura e incursões analíticas em fontes primárias. Discute os alcances e limites da secularização em Santa Catarina, tomando como referência as duas primeiras reformas educacionais republicanas realizadas no Estado, as reformas Orestes Guimarães e Reforma Trindade | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-11-11T23:37:59Z No. of bitstreams: 1 CELLA.pdf: 506862 bytes, checksum: c85590f91af506a57cf21ff81954a985 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-20T17:48:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CELLA.pdf: 506862 bytes, checksum: c85590f91af506a57cf21ff81954a985 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-20T17:48:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CELLA.pdf: 506862 bytes, checksum: c85590f91af506a57cf21ff81954a985 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Secularização | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Os limites da laicização e da secularização nos ideais de formação de professores em Santa Catarina nas primeiras décadas republicanas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CELLA.pdf | 494,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.