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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8108| Tipo: | Monografia |
| Título: | Os limites da laicização e da secularização nos ideais de formação de professores em Santa Catarina nas primeiras décadas republicanas |
| Autor(es): | Cella, Ediana |
| Primeiro Orientador: | Rodrigues, Marilda Merência |
| Resumo: | O presente trabalho resulta de inquietações pessoais, que foram adensadas no decorrer do curso de licenciatura em Pedagogia, especialmente no componente curricular História da Educação Brasileira. Essas inquietações relacionam-se aos limites de independência e autonomia entre os poderes estatais e religiosos e a sua relação no campo educacional. Assim, buscamos compreender como as questões sobre a laicização e a secularização do estado e da educação se concretizam em alguns momentos da educação catarinense. Por meio de abordagem qualitativa, ancora-se numa revisão de literatura e incursões analíticas em fontes primárias. Discute os alcances e limites da secularização em Santa Catarina, tomando como referência as duas primeiras reformas educacionais republicanas realizadas no Estado, as reformas Orestes Guimarães e Reforma Trindade |
| Palavras-chave: | História da educação Secularização Formação de professores |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8108 |
| Data do documento: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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