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Tipo: Dissertação
Título: A pandemia e as emoções de professores alfabetizadores de escolas da rede pública estadual de Erechim/RS: influência dos sentimentos no cotidiano escolar
Autor(es): Silva, Eliana Luísa Chiaradia da
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa de Dissertação vinculada ao Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, na Linha de Pesquisa 1: Processos Pedagógicos Políticas e Gestão Educacional. A temática desta Dissertação está voltada à pandemia e às emoções de professores alfabetizadores de escolas da rede pública estadual de Erechim com foco na influência dos sentimentos no cotidiano escolar e nos processos de ensino e de aprendizagem. Partindo desta realidade, o problema de investigação é: Em que medida os sentimentos e as emoções de professores alfabetizadores de escolas da rede pública estadual de Erechim/RS podem vir a interferir e/ou influenciar nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita a partir da pandemia do Covid-19? Nesta perspectiva, o objetivo geral do estudo é investigar em que medida os sentimentos e as emoções de professores alfabetizadores de escolas da rede pública estadual de Erechim/RS impactam os processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita a partir da pandemia do Covid-19. A partir do objetivo geral, estabeleceram-se três objetivos específicos: 1) Investigar a carga emocional dos professores alfabetizadores e quais sentimentos estão presentes nas suas ações pedagógicas a partir da pandemia do Covid-19; 2) Identificar os desafios que os alfabetizadores encontram em seus espaços de trabalho após a pandemia do Covid-19; 3) Evidenciar quais sentimentos e emoções estão presentes na prática docente dos alfabetizadores e de que maneira estes sentimentos e emoções impactam nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita a partir da pandemia do Covid-19. Para atingir o objetivo proposto, bem como responder o problema da pesquisa, a metodologia está organizada em quatro momentos: 1) Pesquisa Bibliográfica; 2) Pesquisa Documental; 3) Pesquisa de Estado do Conhecimento; 4) Pesquisa de Campo. Dentro da Pesquisa Bibliográfica, os principais autores que embasam o referencial teórico da pesquisa são Freire (1996), que discute a formação dos saberes para prática docente; Ferreiro e Teberosky (1986), que trazem a evolução da escrita da criança em processo de alfabetização; Gatti (2020), que discute os modelos educacionais pós-pandemia; Boaventura de Souza Santos (2020), que traz as desigualdades em torno do vírus; Nóvoa (2022), que discute a docência a partir da pandemia; Rhoden (2014), que traz um diálogo sobre formação de professores e educação emocional; Casassus (2009), que traz os fundamentos da educação emocional; Facci e Urt (2020), que dialogam sobre o adoecimento dos professores. A Pesquisa Documental traz para o contexto das discussões a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), o Parâmetro Curricular Nacional (PCN), o Pró-Letramento, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Plano Nacional de Educação (PNE), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), a Política Nacional da Alfabetização (PNA), o Anuário da Educação Básica, o Programa Tempo de Aprender, o Programa Alfabetiza Tchê e o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Na Pesquisa de Estado do Conhecimento, primeiramente foi feita uma busca por teses e dissertações publicadas em sites e plataformas de pesquisa em torno do descritor geral alfabetização. Dadas as dificuldades pelo número expressivo de publicações, e já que o foco principal não é o processo da alfabetização em si, mas as emoções que envolvem esse processo, em especial, dos alfabetizadores, no cenário da pandemia do Covid-19, optou-se por um refinamento dos descritores, que foram Alfabetização – Emoção, e a pesquisa se deu na plataforma de pesquisa Oasisbr. Por fim, a Pesquisa de Campo, de caráter qualitativo, teve como sujeitos professores alfabetizadores de escolas públicas estaduais do município de Erechim/RS que desempenham a docência em turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental, os quais foram convidados a escrever Cartas Pedagógicas (Freire, 1996) sobre seus sentimentos e emoções a partir da pandemia do Covid-19, bem como sobre os impactos destes sentimentos nos processos de ensino e de aprendizagem no cotidiano escolar. Após analisar as Cartas Pedagógicas, os resultados apontam que os sentimentos e as emoções das professoras alfabetizadoras, a partir da pandemia do Covid-19, podem sim impactar nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes dos terceiros anos do Ensino Fundamental, uma vez que, em seus relatos, as participantes do presente estudo evidenciaram a importância da presença e do contato físico, a necessidade de estabelecerem-se vínculos afetivos nas relações professor e estudante e o acolhimento com a expressão de gestos de carinho que o ambiente escolar proporciona, como essenciais para que a alfabetização ocorra de forma significativa. A demonstração dos sentimentos e das emoções dos professores alfabetizadores, bem como a construção de laços afetivos que se constroem na escola, principalmente nos anos iniciais, são mais plenamente desenvolvidas na presencialidade. Sendo assim, constatou-se que a falta da presencialidade, assim como a falta do contato físico e das relações de afetividade, a partir da pandemia do Covid -19, não só impactaram como continuam impactando os processos de ensino e de aprendizagem, pois entende-se que se aprende nas trocas com o outro e no compartilhar de saberes entre os sujeitos, trocas essas essenciais para as aprendizagens em especial no processo de alfabetização.
Abstract/Resumen: This work is part of a Dissertation research linked to the Stricto Sensu Professional Master's Program in Education (PPGPE) at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Erechim Campus, within Research Line 1: Pedagogical Processes, Policies, and Educational Management. The theme of this Dissertation focuses on the pandemic and the emotions of literacy teachers from public schools in the state network of Erechim, with an emphasis on the influence of emotions in the school routine and in the teaching and learning processes. Based on this reality, the research problem is: To what extent can the feelings and emotions of literacy teachers in public schools of the state network of Erechim/RS interfere with and/or influence the processes of teaching and learning reading and writing in the context of the Covid-19 pandemic? From this perspective, the general objective of the study is to investigate to what extent the feelings and emotions of literacy teachers in public schools of the state network in Erechim/RS impact the teaching and learning processes of reading and writing in the context of the Covid-19 pandemic. Based on the general objective, three specific objectives were established: 1) To investigate the emotional burden of literacy teachers and which feelings are present in their pedagogical actions since the Covid-19 pandemic; 2) To identify the challenges literacy teachers face in their workplaces after the Covid-19 pandemic; 3) To highlight which feelings and emotions are present in literacy teachers' practice and how these feelings and emotions impact the teaching and learning processes of reading and writing since the Covid-19 pandemic. To achieve the proposed objective and answer the research question, the methodology is organized into four stages: 1) Bibliographic Research; 2) Documentary Research; 3) State of Knowledge; 4) Field Research. In the Bibliographic Research, the main authors supporting the theoretical framework are Freire (1996), who discusses the formation of knowledge for teaching practice; Ferreiro and Teberosky (1986), who present the evolution of children's writing in the literacy process; Gatti (2020), who discusses post-pandemic educational models; Boaventura de Souza Santos (2020), who addresses the inequalities surrounding the virus; Nóvoa (2022), who discusses teaching post-pandemic; Rhoden (2014), who dialogues about teacher education and emotional education; Casassus (2009), who presents the foundations of emotional education; Facci and Urt (2020), who discuss teacher burnout. The Documentary Research brings into the context of the discussions the Federal Constitution of 1988 (CF/88), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB/96), the National Curriculum Parameters (PCN), Pró-Letramento, the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC), the National Education Plan (PNE), the National Common Core Curriculum (BNCC), the More Literacy Program (PMALFA), the Gaúcho Curricular Framework (RCG), the National Literacy Policy (PNA), the Basic Education Yearbook, the Time to Learn Program, the Alfabetiza Tchê Program, and the National Commitment to Child Literacy Program. In the State of Knowledge Research, an initial search for theses and dissertations published on websites and research platforms around the general descriptor of literacy was conducted. Given the challenges posed by the large number of publications, and since the primary focus is not the literacy process itself but the emotions involved in this process, particularly those of literacy teachers, within the context of the Covid-19 pandemic, a refinement of the descriptors was chosen. The descriptors used were Literacy – Emotion, and the research was conducted on the Oasisbr research platform. Finally, the Field Research, of a qualitative nature, involved literacy teachers from state public schools in the municipality of Erechim/RS, who teach third-year elementary school classes. These teachers were invited to write Pedagogical Letters (Freire, 1996) about their feelings and emotions since the Covid-19 pandemic, as well as the impacts of these feelings on the teaching and learning processes in their daily school routine. After analyzing the Pedagogical Letters, the results indicate that the feelings and emotions of literacy teachers since the Covid-19 pandemic can indeed impact the teaching and learning processes of reading and writing for third-year elementary school students. In their accounts, the participants of this study highlighted the importance of physical presence and contact, the need to establish emotional bonds in the teacher-student relationships, and the welcoming environment that expressions of affection provide as essential for meaningful literacy. Furthermore, the demonstration of feelings and emotions by literacy teachers, as well as the emotional bonds built in schools, especially in the early years, can be addressed through in-person interactions. Thus, it was found that the absence of in-person education, along with the lack of physical contact and affectionate relationships since the Covid-19 pandemic, not only impacted but continues to impact the teaching and learning processes. This is because learning occurs through exchanges with others and the sharing of knowledge among individuals, which are essential for learning, particularly in the literacy process.
Palavras-chave: Alfabetização
Sentimentos e Emoções
Pandemia do Covid-19.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8122
Data do documento: Ago-2024
Nível: Mestrado
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