Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8129
Tipo: Monografia
Título: O problema do endividamento: consumismo e conduta inadimplente na cidade de Seara (SC)
Autor(es): Santos, Samara Carla dos
Primeiro Orientador: Carminati, Fábio
Resumo: Uma das características do mundo capitalista é o consumo exacerbado de bens, o que acaba por ocasionar algumas consequências como o endividamento e a inadimplência. O mesmo fato ocorre no oeste de Santa Catarina, na cidade de Seara - SC. As formas com que empresas adotaram para realizar seu marketing atrelado a uma evolução tecnológica fez com que indivíduos fossem fortemente influenciados à compra, independente de seu poder aquisitivo. Desta forma é que na cidade de Seara-SC, os cidadãos são influenciados a pertencer á determinadas identidades culturais, que são formadas coletivamente. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, identificando-se o público consumidor da cidade bem como seus hábitos de consumo, além da conduta comercial das principais empresas de alguns ramos de atividade, identificou-se uma propensão grande ao endividamento. Percebendo-se desta forma, que a inadimplência ocorre mas o endividamento em busca da pertença a determinados padrões sociais é uma problemática, sendo resultado de movimentos coletivos de pertença em identidades, como movimentos empresariais com a utilização de recursos tecnológicos para disseminar de forma incessante os novos padrões sociais
Abstract/Resumen: One of the characteristics of the capitalist world is the exacerbated consumption of goods, which ends up causing some consequences such as indebtedness and the financial default. The same fact occurs in the west of Santa Catarina, in the city of Seara -SC. The ways companies have adopted to perform their marketing linked to a technological evolution has made individuals be strongly influenced by the purchase, regardless of their purchasing power. This is how in the city of Seara-SC, citizens are influenced to belong to certain cultural identities, which are formed collectively. The research methodology is of qualitative and quantitative nature, identifying the city's consumer public as well as its consumption habits, in addition to the commercial conduct of the main companies in some branches of activity, a great propensity to indebtedness was identified. Realizing in this way that financial default occurs, but the indebtedness in search of belonging to certain social patterns is a problem, being the result of collective movements of belonging in identities, such as business movements with the use of technological resources to spread the new social patterns incessantly
Palavras-chave: Consumismo
Identidade
Orçamento doméstico
Dívida
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8129
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf7,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.