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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8153
Type: | Dissertação |
Título : | Tecnologias digitais da informação e comunicação e mediação pedagógica: contribuições na comunicação das pessoas com deficiência intelectual |
Author: | Baú, Alcimara |
First advisor: | Pereira, Ana Maria de Oliveira |
Resume: | Esta dissertação é resultado da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Câmpus Chapecó, Linha de Pesquisa Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais. Além disso, associa-se ao Projeto de Pesquisa Formação de Professores: Saberes e Fazeres nas Práticas Educacionais coordenado pela orientadora. A pesquisa teve a intenção de responder a seguinte pergunta: como a mediação pedagógica apoiada no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) pode potencializar a autonomia na comunicação dos alunos com deficiência intelectual do Centro de Atendimento Educacional Especializado mantido pelo Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Caesp/Apae) de Ponte Serrada, Santa Catarina? Nesse espaço de Educação Especial, objetivou-se compreender como a mediação pedagógica estimulada pelo uso das TDIC pode oportunizar maior autonomia na comunicação aos alunos com deficiência intelectual na instituição pesquisada. Como objetivos específicos, buscou-se construir um panorama da Educação Especial e as políticas de acesso voltadas para pessoas com deficiência intelectual; investigar os tipos de TDIC utilizadas pelos professores na mediação pedagógica no Caesp/Apae de Ponte Serrada, Santa Caterina; conhecer como é a formação dos professores do Caesp/Apae de Ponte Serrada, Santa Caterina para o uso das TDIC nas atividades com os educandos; analisar se as atividades desenvolvidas nas turmas de SAE com o uso das TDIC ampliaram a autonomia na comunicação dos educandos no cotidiano da instituição. A instituição atende pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, Transtorno do Espectro Autista e Atraso Global no Desenvolvimento no município de Ponte Serrada. A pesquisa teve base teórica e epistemológica freiriana de natureza qualitativa exploratória, orientada por revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professoras das turmas de Serviço Atendimento Específico (SAE). Ficou evidenciado o baixo índice de publicações que abordam o uso das TDIC nas instituições especializadas em Educação Especial, tanto na formação de professores, quanto na mediação pedagógica. As análises enfatizaram a emergência do uso das TDIC, durante e após a pandemia, bem como a necessidade de mediações qualificadas para promoção de autonomia na comunicação dos educandos. As professoras pesquisadas abordaram a questão do acesso às TDIC como aspecto que potencializa o uso para a comunicação e dentre os desafios encontrado, as vulnerabilidades sociais dos educandos que podem dificultar esse acesso de aquisição e uso das TIC. Afirma-se a relevância de formação específica e continuada sobre as TDIC na educação de pessoas com deficiência intelectual, oportunizando a eles espaços, adequações e metodologias personalizadas que contribuam para ampliação de seu protagonismo e autonomia, que lhes permitam comunicar escolhas, participar ativamente de decisões e lutar pela efetivação de seus direitos |
Resumen : | This dissertation is the result of research linked to Postgraduate Program in Education at Fronteira Sul Federal University, Chapecó Campus, Research Line: Teacher Training: Knowledge and Educational Practices. Furthermore, it is associated with the Research Project Teacher Training: Knowledge and Practices in Educational Practices coordinated by the advisor.The research had the intention to answer the following question: how can pedagogical mediation supported by the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) use enhance the autonomy in students's communication with intellectual disabilities at the Specialized Educational Assistance Center maintained by the Parents and Friends of Exceptional ‘s Association (Caesp/Apae) in Ponte Serrada/ Santa Catarina. In this Special Education space, the objective was to understand how stimulated pedagogical mediation by TDIC use can provide greater autonomy in students's communication with intellectual disabilities in the researched institution. As specific objectives sought to build a panorama of Special Education and access policies turned to people with intellectual disabilities; to investigate the Digital Information and Communication Technologies types TDIC used by teachers in pedagogical mediation at Caesp/Apae in Ponte Serrada/Santa Catarina; to know how is Caesp/Apae teachers’ training in Ponte Serrada/SC to use TDIC in activities with students; analyze if the activities developed in SAE classroom with the TDIC use enlarged students' comunication autonomy in the institution's daily life; The institution attends intellectual and multiple disabilities' people, autism spectrum disorder and global developmental delay in Ponte Serrada town. The research substantiated at Freire's theoretical and epistemological basis, by qualitative and exploratory nature, guided by a bibliographic review and semi-structured interviews accomplished with nine teachers from the Specific Assistance Service classes (SAE). It was evidenced the low index of publications that approach the TDIC use in special education specializing institutions, as in teachers' training as in pedagogical mediation. The analyses emphasize the emergence of TDIC use, during and after the pandemic, as well as the qualified mediations necessity to promote students' autonomy in communication. The teachers surveyed approach the access issue to TDIC as an aspect that enhances the use for communication and among the challenges encountered, the students 's social vulnerabilities that can stickle this acquisition access and TDIC use. The specific and continuing training relevance on TDIC in people's intellectual disabilities education is affirmed, affording them spaces, adaptations and personalized methodologies that contribute to enlargement their protagonism and autonomy, allowing them to communicate choices, actively participation in decisions and fight for the implementation their rights |
Palabras clave : | Pessoas com deficiência intelectual Mediação Pedagógica Formação de professores Acesso à educação Inclusão escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8153 |
Fecha de publicación : | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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