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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor2Silva, Denise Knorst da-
dc.creatorJorge, Taíse Lara de Souza-
dc.date2024-12-12-
dc.date.accessioned2025-02-07T13:15:21Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-02-07T13:15:21Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8223-
dc.description.abstractThe experiences in teaching environments lead us to unimaginable universes, whether this takes place in a school institution or in a university setting. Thus, after extensive discussions and searches for how to deal with generating situations that emerge from this scenario, this research was born, which transcends this master's dissertation and the space of Universidade Federal da Fronteira Sul, but permeates several other space-times and has as central axis, Literacy (numeracy) and Training of teachers who Teach Mathematics in the Early Years of Elementary Education. The aim of the study is to investigate the Mathematical Training of teachers who will teach mathematics in the early years of elementary school and what they reveal about Mathematical Literacy (numeracy). The research is qualitative in nature, with a Marxist basis, and involves a case study carried out at Universidade Federal da Fronteira Sul with students of the Pedagogy Course. Data generation was done via Google Forms and the Análise Textual Discursiva methodology was adopted based on Moraes e Galiazzi (2016), these were carried out with the intention of contributing to the discussions we aim for. Therefore, supported by historical-dialectical materialism and discussions held during academic training, whether in the mandatory and elective components that make up the master's program, or in the study groups to which we are linked (GEPEVI:Grupo de Estudos Escola de Vigotski and Palavração: Estudos em Ecopedagogia) reflections on the problem are presented, using Paulo Freire as a theoretical reference (1996, 2000, 2003, 2011, 2020, 2020a, 2021, 2022,2022a), Ubiratan and Beatriz D’Ambrósio (1989,1993, 1997, 2012) and Skovsmose (2000, 2001, 2008), who present in their works great contributions aimed at this research. Finally, we hope in terms of results to expand discussions regarding Teachers Training who teach mathematics in the early years with regard to Mathematical Literacy (numeracy), in view of the phenomena observed from the speeches of the students of the UFFS campus Chapecó, regarding the need to enable critical training that raises the theme Mathematical Literacy (numeracy) in the courses of formação de professores, that rethinks the methodical rigor with which curricula have been treated, enabling the option for an epistemological conception that inspires teaching desirespt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, na linha Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais. A pesquisa insere-se no projeto guarda chuva: Formação de Professores: Saberes e Fazeres nas Práticas Educacionais, coordenado pela professora orientadora. As vivências em ambientes de ensino, nos conduzem a universos inimagináveis, quer esta se dê na instituição escolar, quer se dê em âmbito universitário. Assim, após amplas discussões e buscas que permeavam as situações geradoras que emergem desse cenário, nasce a questão de pesquisa: O que revelam os futuros professores que ensinarão matemática nos anos iniciais do ensino fundamental sobre sua formação em Alfabetização e Letramento Matemático? Essa que transcende esta dissertação de mestrado, e o espaço da Universidade Federal da Fronteira Sul, e permeia diversos outros espaços-tempos, possuindo como eixos centrais, Alfabetização e Letramento Matemático e a Formação dos Professores que Ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo é investigar a Formação Matemática dos (as) professores(as) que ensinarão matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o que revelam sobre a Alfabetização e Letramento Matemático. A pesquisa é de cunho qualitativo, de base marxista, sendo desenvolvido um estudo de caso realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul, com estudantes do Curso de Pedagogia. A geração de dados se deu via Google Forms e adotamos a metodologia da Análise Textual Discursiva baseada em Moraes e Galiazzi (2016), essas que foram realizadas com o intuito de contribuir com as discussões as quais objetivamos. Assim, com sustentação no materialismo-histórico-dialético, na Educação Matemática Crítica e nas discussões realizadas em momento de formação acadêmica, quer seja nas componentes obrigatórias e eletivas que integram o programa de mestrado, quer sejam nos grupos de estudos, aos quais estamos vinculadas (GEPEVI:Grupo de Estudos Escola de Vigotski e Palavração: Estudos em Ecopedagogia), são apresentadas reflexões sobre a problemática, tendo como referencial teórico Paulo Freire (1996, 2000, 2003, 2011, 2020, 2020a, 2021, 2022, 2022a), Ubiratan e Beatriz D’Ambrósio (1989,1993, 1997, 2012) e Skovsmose (2000, 2001, 2008), que apresentam em suas obras grandes contribuições voltadas a esta pesquisa. Por fim, esperamos em termos de resultados ampliar as discussões referente à formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, no que tange a alfabetização e o letramento matemático, tendo em vista os fenômenos observados a partir das falas das estudantes da UFFS campus Chapecó, no que se refere à necessidade de possibilitar uma formação crítica que ascenda a temática alfabetização e letramento matemático nos cursos de formação de professores, que repense a rigorosidade metódica, com a qual os currículos vêm sendo tratados, possibilitando a opção por uma concepção epistemológica que inspire o quer-fazer docentept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-01-24T14:25:42Z No. of bitstreams: 1 JORGE.pdf: 15202070 bytes, checksum: d4e439e4efca6fa3eddab1793b75e550 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-07T13:15:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JORGE.pdf: 15202070 bytes, checksum: d4e439e4efca6fa3eddab1793b75e550 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA sina de ensinar a a(r)mar continhas: um estudo sobre a formação matemática dos professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
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