Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8238
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação continuada de professores do ensino fundamental e suas implicações para e na prática pedagógica: estudo de caso de uma escola da rede municipal de Concórdia - SC |
Autor(es): | Castoldi, Letícia Luana |
Primeiro Orientador: | Sartori, Jerônimo |
Primeiro membro da banca: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
Segundo membro da banca: | Bordignon, Luciane Spanhol |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação continuada no município de Concórdia - SC, com ênfase no olhar docente sobre o processo de formação continuada concedido pela mantenedora na rede municipal de ensino. É importante mencionar que a pesquisa buscou investigar como os professores atuantes na rede municipal de ensino compreendem o processo de formação continuada ofertado pela mantenedora e de que forma esse processo vem ocorrendo (ou não) na prática da rede. O estudo pautou-se na problemática de: como os professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Concórdia - SC entendem o processo de formação continuada ofertado pela mantenedora? Constituiu-se objetivo geral da pesquisa: analisar como os professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Concórdia - SC entendem o processo de formação continuada ofertado pela mantenedora. Sendo assim, a pesquisa possui um caráter qualitativo, baseando-se em um estudo de caso, que, em seu percurso metodológico, utilizou a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas para produzir dados. Para isso, foi realizado um resgaste histórico, conceitual e político da formação continuada de professores, bem como foi inventariado o processo de formação continuada ofertado pela mantenedora do município de Concórdia - SC no decorrer dos últimos anos, por intermédio de uma pesquisa documental para entender os desdobramentos, escolhas e mudanças dessa oferta entre os anos de 2012 a 2022. Partindo dos aspectos gerais da formação continuada, e após realizar um estudo dos seus desdobramentos por meio da pesquisa documental, o presente estudo buscou compreender como esse processo é realizado em uma das escolas da rede municipal de ensino de Concórdia – SC. Dessa forma, foi necessário analisar como os professores dessa escola entendem o processo de formação continuada e como esta reverbera ou não na prática pedagógica. Sendo assim, os dados coletados foram analisados e constituíram, ao final da pesquisa, uma carta pedagógica destinada à escola e à mantenedora, sendo uma forma de devolutiva da pesquisa e o produto final da investigação. |
Abstract/Resumen: | The present research aimed to investigate the continuing education process in the municipality of Concórdia - SC, with an emphasis on the teaching perspective on the continuing education process granted by the maintainer in the municipal education network. It is important to mention that the research sought to investigate how teachers working in the municipal education network understand the continuing education process offered by the maintainer and how this process has been occurring (or not) in the network's practice. The study was based on the problem of: how do elementary school teachers from a municipal school in Concórdia - SC understand the continuing education process offered by the maintainer? The general objective of the research was: to analyze how elementary school teachers from a municipal school in Concórdia - SC understand the continuing education process offered by the maintainer. Therefore, the research has a qualitative character, based on a case study, which, in its methodological approach, used documentary research and semi-structured interviews to produce data. To this end, a historical, conceptual and political review of continuing teacher training was carried out, as well as an inventory of the continuing training process offered by the maintainer of the municipality of Concórdia - SC over the last few years, through documentary research to understand the developments, choices and changes in this offer between the years 2012 to 2022. Starting from the general aspects of continuing education, and after conducting a study of its developments through documentary research, this study sought to understand how this process is carried out in one of the schools in the municipal education network of Concórdia - SC. Thus, it was necessary to analyze how the teachers of this school understand the continuing education process and how it reverberates or not in pedagogical practice. Therefore, the data collected were analyzed and, at the end of the research, constituted a pedagogical letter addressed to the school and the maintainer, being a form of feedback on the research and the final product of the investigation. |
Palavras-chave: | Formação continuada Professores Escola: Ensino fundamental. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8238 |
Data do documento: | Dez-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CASTOLDI.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.