Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8245
Type: Dissertação
Título : O estudo da função quadrática com o geogebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Author: Koraleski, Lucinéia Giacomelli
First advisor: Pasa, Bárbara Cristina
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Scheffer, Nilce Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Menoncini, Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Sartori, Jeronimo
Resume: O ensino da Matemática vem passando por mudanças significativas há muito tempo e, com a pandemia, houve uma intensificação destas mudanças, que evidenciaram a necessidade de diferentes abordagens dos conteúdos para atender as demandas emergentes do cenário pós-pandêmico e as dificuldades apresentadas na aprendizagem matemática. Essas questões, entre outras, motivaram o presente trabalho que apresenta uma investigação sobre o estudo da função quadrática no GeoGebra com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica – TRRS. Nesta teoria, Raymond Duval, seu precursor, enfatiza o papel das representações semióticas dos objetos matemáticos e das conversões entre elas, na aprendizagem desses objetos, nos apresentando a Hipótese fundamental de aprendizagem com base na estrutura da representação em função de conceitualização. Tendo como objetivo investigar aspectos cognitivos em atividades de função quadrática no GeoGebra na perspectiva da elaboração de uma Proposta de Ensino (Produto Educacional), realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, e, a partir do estudo da TRRS e da análise de atividades compartilhadas no GeoGebra, elaboramos uma Proposta de Ensino para o estudo da função quadrática. Esta proposta foi desenvolvida no GeoGebra e explora as operações semiocognitivas da função, em especial a operação de conversão, de modo a favorecer a compreensão conceitual da função quadrática. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, propositiva e analítica. A coleta, organização e análise de dados foram embasadas na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados desta pesquisa envolvem a análise teórica de atividades do Geogebra, a elaboração de atividades e de um Produto Educacional, apresentando a TRRS como contribuição e embasando o ensino da função quadrática utilizando o GeoGebra. As atividades encontradas, selecionadas e analisadas oportunizam o ensino e a aprendizagem da função quadrática com diferentes representações e a conversão. O Produto Educacional apresentado é uma Proposta de Ensino no formato “livro” no GeoGebra com o título “Caderno de Atividades de Função Quadrática à Luz da TRRS”, nele constam as atividades analisadas e outras elaboradas que evidenciam os aspectos da TRRS.
Resumen : The teaching of Mathematics has been undergoing significant changes for a long time and, with the pandemic, there was an intensification of these changes, which highlighted the need for different approaches to content to meet the emerging demands of the post-pandemic scenario and the difficulties presented in mathematical learning. These questions, among others, motivated the present work, which presents an investigation into the study of the quadratic function in GeoGebra based on the Theory of Semiotic Representation Registers – TSRR. In this theory, Raymond Duval, its precursor, emphasizes the role of semiotic representations of mathematical objects and the conversions between them in the learning of these objects, introducing us to the fundamental hypothesis of learning based on the structure of representation as a function of conceptualization. Aiming to investigate cognitive aspects in quadratic function activities in GeoGebra from the perspective of developing a Teaching Proposal (Educational Product), we conducted a bibliographical review on the topic, and, based on the study of the TSRR and the analysis of activities shared in the GeoGebra, we have formulated a Teaching Proposal for the study of the quadratic function. This proposal was developed in GeoGebra and explores the semi-cognitive operations of the function, especially the operation of conversion, to promote a conceptual understanding of the quadratic function. Methodologically, we conducted qualitative, bibliographical, propositional and analytical research. The collection, organization and analysis of data were based on Bardin's Content Analysis. The results of this research involve the theoretical analysis of Geogebra activities, the development of activities and an Educational Product, presenting the TSRR as a contribution and supporting the teaching of the quadratic function using GeoGebra. The activities found, selected and analyzed provide opportunities for teaching and learning the quadratic function with different representations and conversion. The Educational Product presented is a Teaching Proposal in the format of a “book” in GeoGebra titled “Quadractic Function Activity Workbook in Light of TSRR” (originally in portuguese: “Caderno de Atividades de Função Quadrática à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS”), which contains the analyzed and other elaborated activities that highlight aspects of TSRR. Keywords:
Palabras clave : Ensino;
Aprendizagem;
Matemática;
Representações Semióticas;
GeoGebra
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8245
Fecha de publicación : ago-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KORALESKI.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.