Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8247
Tipo: Dissertação
Título: As representações do sul do Brasil na obra da gravadora Discos Marcus Pereira
Autor(es): Oberderfer, Ricardo
Primeiro Orientador: Silva, Claiton Marcio da
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as representações do Sul do Brasil na obra da gravadora Discos Marcus Pereira (1973-1982), com foco em como seus produtores e artistas utilizam a música para expressar as paisagens da região, por meio do conceito de “discos culturais”. A pesquisa selecionou discos da discografia lançada pelo selo que destacam artistas, ritmos, cantos e instrumentos regionais, resultando na análise de duas obras: a coletânea Música Popular do Sul, composta por quatro discos, e o álbum Canto da Gente, do grupo rio-grandense Os Tapes, ambos lançados em 1975. Além dos discos, serão utilizados dois livros escritos por Marcus Pereira e Aluízio Falcão, idealizadores da coletânea, que oferecem contextos relevantes para a análise. A metodologia segue as descrições propostas por Marcos Napolitano (2002, 2008), considerando aspectos poéticos e melódicos das obras, bem como o contexto histórico e cultural de sua produção. Para as representações presentes nos livros, será adotada a perspectiva de Roger Chartier (1990, 1991), que define as representações como construções sociais e culturais que conferem significado à realidade. A análise das canções será complementada pela abordagem da Ecocrítica, fundamentada nos conceitos de Terry Gifford (2009). A coletânea Música Popular do Sul é relevante por representar uma visão do Sul do Brasil baseada em pesquisas de campo realizadas por uma gravadora independente, que, conforme descrições nas próprias obras, contribuiu para a criação de um “mapa musical brasileiro”.
Abstract/Resumen: The objective of this study is to analyze representations of Southern Brazil in the works of the record label Discos Marcus Pereira (1973–1982), focusing on how its producers and artists use music to express the region’s landscapes through the concept of “cultural records.” The research selected albums from the label’s discography that highlight regional artists, rhythms, songs, and instruments, resulting in the analysis of two works: the compilation Música Popular do Sul, composed of four albums, and the album Canto da Gente by the Rio Grande do Sul group Os Tapes, both released in 1975. In addition to the albums, two books written by Marcus Pereira and Aluízio Falcão, the curators of the compilation, will be used as they provide relevant contexts for the analysis. The methodology follows the descriptions proposed by Marcos Napolitano (2002, 2008), considering the poetic and melodic aspects of the works as well as the historical and cultural context of their production. For the representations present in the books, Roger Chartier’s perspective (1990, 1991) will be adopted, defining representations as social and cultural constructions that give meaning to reality. The analysis of the songs will be complemented by an Ecocriticism approach, based on the concepts of Terry Gifford (2009). The compilation Música Popular do Sul is significant for representing a vision of Southern Brazil based on field research conducted by an independent record label, which, according to descriptions in the works themselves, contributed to the creation of a “Brazilian musical map”.
Palavras-chave: Cultura
Música popular
Região sul
Discos
Gravadoras
Representação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8247
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OBERDERFER.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.