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Tipo: Dissertação
Título: O ProfHistória em Santa Catarina: uma análise da produção científica voltada aos anos finais do ensino fundamental com destaque para a dimensão propositiva
Autor(es): Bueno, Ana Carla Soares
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar criticamente a produção dos Mestrados Profissionais em Ensino de História, o ProfHistória, em Santa Catarina, com ênfase na dimensão propositiva gerada nesses espaços formativos, suas características e contribuições. O estudo envolveu o ProfHistória da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), representando o estado no contexto nacional. Em uma primeira etapa, coletando dados gerais, foram analisadas 102 dissertações, tendo sido 55 produzidas pela UDESC e 47 pela UFSC. Na segunda etapa do estudo, foram analisadas 37 dissertações voltadas ao Ensino Fundamental – Anos Finais. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, orientada pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético. A análise dos dados deu-se por meio da Análise de Conteúdo proposta de Bardin (2011). O estudo focalizou aspectos temáticos, práticas pedagógicas, estratégias de ensino, recursos didáticos, bem como os desafios/dificuldades e as possibilidades para o Ensino de História anunciados pelo conjunto de dissertações que compuseram o corpus desta pesquisa. Os resultados indicam que, apesar da curta história desses dois programas, iniciados em 2013, eles configuram-se como uma importante oportunidade para a formação continuada dos professores de História da Educação Básica, evidenciada pelo número considerável de inscritos nos processos de seleção. As propostas de atividades analisadas, entre as 102 dissertações, elaboradas na dimensão propositiva, apresentam uma boa distribuição por segmento educacional, destacando-se o Ensino Fundamental – Anos Finais. Em relação à parte propositiva, identificamos diferentes nomenclaturas para se referir a essa dimensão, com maior variação na UDESC. Em geral, as propostas estão apresentadas em uma parte destacada da dissertação, como anexos, apêndices ou links, com predominância de temáticas relacionadas à história afro-brasileira, africana e indígena, patrimônio e memória, história local, entre muitos outros temas considerados relevantes para a realidade escolar. As dificuldades/desafios referem-se, em sua maioria, à preparação do material didático, ao trabalho com alguns conceitos e conteúdos com os estudantes como as temáticas de teor racial, político e de gênero. A pesquisa conclui, assim, que a dimensão propositiva do programa está estreitamente conectada às demandas educacionais presentes nas aulas de História, apresentando um conjunto promissor de possibilidades para a prática pedagógica
Abstract/Resumen: This research aimed to critically analyze the production of Professional Master's Degrees in History Teaching, ProfHistória, in Santa Catarina, focusing on the propositional dimension generated in these formative spaces, its characteristics, and contributions. The study involved the ProfHistória program at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and the State University of Santa Catarina (UDESC), representing the state in the national context. In the first stage, collecting general data, 102 dissertations were analyzed, 55 of which were produced by UDESC and 47 by UFSC. In the second stage of the study, 37 dissertations focused on the Ensino Fundamental – Anos Finais (Final Years of Elementary Education) were analyzed. Thus, this was a bibliographical, descriptive, and exploratory research with a qualitative approach, guided by the assumptions of historical-dialectical materialism. Data analysis was conducted through Content Analysis, as proposed by Bardin (2011). The study focused on thematic aspects, pedagogical practices, teaching strategies, didactic resources, as well as the challenges/difficulties and possibilities for History Teaching, presented by the set of dissertations that composed the corpus of this research. The results indicate that, despite the short history of these two programs, initiated in 2013, they represent an important opportunity for the continuing education of History teachers in Basic Education, evidenced by the considerable number of applicants in the selection processes. The activity proposals analyzed, among the 102 dissertations, developed in the propositional dimension, show a good distribution across educational segments, with particular emphasis on the Ensino Fundamental – Anos Finais. Regarding the propositional part, we identified different terms used to refer to this dimension, with greater variation at UDESC. In general, the proposals are presented in a separate part of the dissertation, such as annexes, appendices, or links, with a predominance of themes related to Afro-Brazilian, African, and Indigenous history, heritage and memory, local history, and many other topics considered relevant to the school context. The difficulties/challenges mostly relate to the preparation of didactic material, working with some concepts and content with students, such as themes of racial, political, and gender issues. The research concludes, therefore, that the propositional dimension of the program is closely connected to the educational demands present in History classes, offering a promising set of possibilities for pedagogical practice
Palavras-chave: Formação continuada do professor
Educação escolar básica
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8251
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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