Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carneiro, Gizele Cristiana | - |
dc.creator | Silva, Sandra Aparecida da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T13:04:03Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2025-02-12T13:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8264 | - |
dc.description.resumo | A lei 14.945/2024, aprovada pelo Governo Federal, promoveu a reformulação do sistema educacional brasileiro, focando no Novo Ensino Médio (NEM), que visa oferecer uma formação mais diversificada e personalizada conforme os interesses dos alunos. Embora esta mudança seja significativa, ela não é unanimidade no setor educacional. O texto aqui apresentado, em formato de relato de experiência, discorre sobre a construção coletiva das Ementas dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, na modalidade da Educação Escolar Quilombola do Paraná, realizada em conjunto com a comunidade escolar e duas técnicas-pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), entre os meses de junho a dezembro de 2023. Esse trabalho faz parte do programa Escola da Terra, destinado à formação continuada de professores que atuam em comunidades do campo e quilombolas. As experiências das docentes serão apresentadas em primeira pessoa no relato, refletindo suas trajetórias e a construção do conhecimento coletivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:12:59Z No. of bitstreams: 1 CARNEIRO.pdf: 4806822 bytes, checksum: 0655fcd65f075b5f6292ee6f8e0118af (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T13:04:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARNEIRO.pdf: 4806822 bytes, checksum: 0655fcd65f075b5f6292ee6f8e0118af (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-12T13:04:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARNEIRO.pdf: 4806822 bytes, checksum: 0655fcd65f075b5f6292ee6f8e0118af (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.title | A elaboração de ementas de educação escolar quilombola para o novo ensino médio do Estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.relation.ispartof3 | A elaboração de ementas de educação escolar quilombola para o novo ensino médio do Estado do Paraná | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARNEIRO.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.