Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8264
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: A elaboração de ementas de educação escolar quilombola para o novo ensino médio do Estado do Paraná
Autor(es): Carneiro, Gizele Cristiana
Silva, Sandra Aparecida da
Resumo: A lei 14.945/2024, aprovada pelo Governo Federal, promoveu a reformulação do sistema educacional brasileiro, focando no Novo Ensino Médio (NEM), que visa oferecer uma formação mais diversificada e personalizada conforme os interesses dos alunos. Embora esta mudança seja significativa, ela não é unanimidade no setor educacional. O texto aqui apresentado, em formato de relato de experiência, discorre sobre a construção coletiva das Ementas dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, na modalidade da Educação Escolar Quilombola do Paraná, realizada em conjunto com a comunidade escolar e duas técnicas-pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), entre os meses de junho a dezembro de 2023. Esse trabalho faz parte do programa Escola da Terra, destinado à formação continuada de professores que atuam em comunidades do campo e quilombolas. As experiências das docentes serão apresentadas em primeira pessoa no relato, refletindo suas trajetórias e a construção do conhecimento coletivo.
Palavras-chave: Ensino médio
Quilombolas
Educação permanente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8264
Data do documento: 2024
Título da pesquisa : A elaboração de ementas de educação escolar quilombola para o novo ensino médio do Estado do Paraná
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARNEIRO.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.