Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8264
Type: Relatório de Pesquisa
Title: A elaboração de ementas de educação escolar quilombola para o novo ensino médio do Estado do Paraná
Author: Carneiro, Gizele Cristiana
Silva, Sandra Aparecida da
Resume: A lei 14.945/2024, aprovada pelo Governo Federal, promoveu a reformulação do sistema educacional brasileiro, focando no Novo Ensino Médio (NEM), que visa oferecer uma formação mais diversificada e personalizada conforme os interesses dos alunos. Embora esta mudança seja significativa, ela não é unanimidade no setor educacional. O texto aqui apresentado, em formato de relato de experiência, discorre sobre a construção coletiva das Ementas dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, na modalidade da Educação Escolar Quilombola do Paraná, realizada em conjunto com a comunidade escolar e duas técnicas-pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), entre os meses de junho a dezembro de 2023. Esse trabalho faz parte do programa Escola da Terra, destinado à formação continuada de professores que atuam em comunidades do campo e quilombolas. As experiências das docentes serão apresentadas em primeira pessoa no relato, refletindo suas trajetórias e a construção do conhecimento coletivo.
Keywords: Ensino médio
Quilombolas
Educação permanente
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8264
Issue Date: 2024
metadata.dc.relation.ispartof3: A elaboração de ementas de educação escolar quilombola para o novo ensino médio do Estado do Paraná
Appears in Collections:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARNEIRO.pdf4,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.