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Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: A prática da atividade síntese desenvolvida pela Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: a relação da escola e os 40 anos do MST
Autor(es): Brandão, Adriano Ferreira
Valentim, Carlos Felipe Tadeu dos Santos
Silva, Daiana Ferreira
Sousa, Lorena Fernanda Borges de
Resumo: O presente trabalho busca relatar a atividade síntese dos 40 anos do MST sobre as questões pertinentes mais complexas da construção e conscientização da identidade do estudante, enquanto agente ativo construtor de sua própria história. A temática escolhida é de grande relevância, por contar com elementos do movimento social da luta pela reforma agrária, nesse caso, dá oportunidade de acompanhar a construção e o desenvolvimento do MST ao longo de quatro décadas, identificando suas principais conquistas, desafios e perspectivas futuras em toda sua dinâmica da realidade social e política pela importância da reforma agrária e contextualização histórica no significado da atividade de síntese com participação e o envolvimento dos acampados. Como ele se identifica e se reconhece em seu meio, a cultura local é influenciada por culturas econômicas e interesses particulares. Para esse desenvolvimento propomos dinâmicas que servem de alicerce para o crescimento educacional funcionando como ferramenta eficaz em seu desenvolvimento, configurando um conjunto de argumentos que evidencia um papel fundamental na identidade na Educação do Campo. Os resultados da atividade têm uma enorme relevância para a escola itinerante como um recurso pedagógico que contribuiu com muitos detalhes e fortes argumentos para tornar-se um trabalho ainda mais relevante e persuasivo, com diferentes oportunidades fontes de informação. Neste contexto, desvendamos a potencialidade de uma abordagem pedagógica interdisciplinar de conexão aos saberes da realidade com saberes tradicionais promovendo uma educação contextualizada e engajadora evitando a pretensão, que os faça iguais. Ao englobar diversas áreas do conhecimento e conectar o aprendizado com a prática da atividade síntese, reflete ao senso de pertencimento, logo, contribui para uma formação cidadã para entenderem melhor a realidade social que os cercam.
Palavras-chave: Escola itinerante
Interdisciplinaridade
Movimentos sociais rurais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8268
Data do documento: 2024
Título da pesquisa : A prática da atividade síntese desenvolvida pela Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu: a relação da escola e os 40 anos do MST
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

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