Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8274
Type: Relatório de Pesquisa
Title: Implementação de um pomar escolar circular: explorando conceitos matemáticos e geográficos
Author: Lanhoso, Linoel Batista
Resume: O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido no curso de Aperfeiçoamento do Programa de Formação Continuada Escola da Terra da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS que tem como objetivo implementar um pequeno pomar escolar circular no Colégio Estadual do Campo Prefeito Albano Guimarães Martins EFM – Reserva- Paraná, e explorar conceitos matemáticos e geográficos presentes no planejamento, na implementação. Para isso foram adquiridas 5 mudas frutíferas de diversas espécies (“laranja champanhe”, “tangerina poncã”, “pêssego douradão”, “pêssego chimarrita” e “caqui fuyu”), cada uma representando uma turma do colégio, em formato de rosa dos ventos: Norte; Sul; Leste; Oeste; Centro. As atividades foram todas desenvolvidas no dia 02 de agosto de 2024. De maneira geral os estudantes se mostraram participativos, receptivos e motivados com as atividades propostas. Assim o objetivo de implementar o pomar se cumpriu na integra. As discussões e explicações desenvolvidas durante as atividades renderam diversos conhecimentos, troca de experiencias e crescimento pessoal e cognitivos dos estudantes e de todos os envolvidos.
Keywords: Escola rural
Pomares
Métodos de ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8274
Issue Date: 2024
metadata.dc.relation.ispartof3: Implementação de um pomar escolar circular: explorando conceitos matemáticos e geográficos
Appears in Collections:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LANHOSO.pdf585,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.