Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8274
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Implementação de um pomar escolar circular: explorando conceitos matemáticos e geográficos
Autor(es): Lanhoso, Linoel Batista
Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido no curso de Aperfeiçoamento do Programa de Formação Continuada Escola da Terra da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS que tem como objetivo implementar um pequeno pomar escolar circular no Colégio Estadual do Campo Prefeito Albano Guimarães Martins EFM – Reserva- Paraná, e explorar conceitos matemáticos e geográficos presentes no planejamento, na implementação. Para isso foram adquiridas 5 mudas frutíferas de diversas espécies (“laranja champanhe”, “tangerina poncã”, “pêssego douradão”, “pêssego chimarrita” e “caqui fuyu”), cada uma representando uma turma do colégio, em formato de rosa dos ventos: Norte; Sul; Leste; Oeste; Centro. As atividades foram todas desenvolvidas no dia 02 de agosto de 2024. De maneira geral os estudantes se mostraram participativos, receptivos e motivados com as atividades propostas. Assim o objetivo de implementar o pomar se cumpriu na integra. As discussões e explicações desenvolvidas durante as atividades renderam diversos conhecimentos, troca de experiencias e crescimento pessoal e cognitivos dos estudantes e de todos os envolvidos.
Palavras-chave: Escola rural
Pomares
Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8274
Data do documento: 2024
Título da pesquisa : Implementação de um pomar escolar circular: explorando conceitos matemáticos e geográficos
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LANHOSO.pdf585,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.