Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8275| Type: | Relatório de Pesquisa |
| Title: | Betinho apicultor: uma experiência no campo as margens do Rio Ivaí |
| Author: | Pontes, Eliane Cristina Pedersoli, Lidiane Ribeiro da Silva |
| Resume: | O presente trabalho tem como objetivo, apresentar o estudo desenvolvido no multiano: fase I (6° e 7° anos) e fase II (8° e 9° ano), no componente curricular de Ciências, e na 2ª. série do Novo Ensino Médio no itinerário formativo de Biotecnologia I. Turmas do Colégio Estadual do Campo de Ivaína e da Escola Estadual do Campo Santa Esmeralda, partindo do relato da experiência do apicultor Betinho, as margens do rio Ivaí. As informações apresentadas pelo pecuarista, fizeram os educandos refletirem o seu papel enquanto agentes históricos, diante da realidade apresentada: redução do número de abelhas, alterações no ecossistema, assoreamento do rio Ivaí, como consequência do avanço da agricultura em larga escala. Com a coleta dos dados, as professoras dos anos/série, introduziram os conhecimentos científicos de cada turma, partindo do contexto exposto em uma relação dialógica, discorreram como assumir a identidade do campo e identificar o seu papel na transformação da realidade local, buscando o bem comum. |
| Keywords: | Apicultura Escola rural |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8275 |
| Issue Date: | 2024 |
| metadata.dc.relation.ispartof3: | Betinho apicultor: uma experiência no campo as margens do Rio Ivaí |
| Appears in Collections: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PONTES.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.