Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8275
Type: | Relatório de Pesquisa |
Título : | Betinho apicultor: uma experiência no campo as margens do Rio Ivaí |
Author: | Pontes, Eliane Cristina Pedersoli, Lidiane Ribeiro da Silva |
Resume: | O presente trabalho tem como objetivo, apresentar o estudo desenvolvido no multiano: fase I (6° e 7° anos) e fase II (8° e 9° ano), no componente curricular de Ciências, e na 2ª. série do Novo Ensino Médio no itinerário formativo de Biotecnologia I. Turmas do Colégio Estadual do Campo de Ivaína e da Escola Estadual do Campo Santa Esmeralda, partindo do relato da experiência do apicultor Betinho, as margens do rio Ivaí. As informações apresentadas pelo pecuarista, fizeram os educandos refletirem o seu papel enquanto agentes históricos, diante da realidade apresentada: redução do número de abelhas, alterações no ecossistema, assoreamento do rio Ivaí, como consequência do avanço da agricultura em larga escala. Com a coleta dos dados, as professoras dos anos/série, introduziram os conhecimentos científicos de cada turma, partindo do contexto exposto em uma relação dialógica, discorreram como assumir a identidade do campo e identificar o seu papel na transformação da realidade local, buscando o bem comum. |
Palabras clave : | Apicultura Escola rural |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8275 |
Fecha de publicación : | 2024 |
metadata.dc.relation.ispartof3: | Betinho apicultor: uma experiência no campo as margens do Rio Ivaí |
Aparece en las colecciones: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PONTES.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.