Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8275
Type: Relatório de Pesquisa
Título : Betinho apicultor: uma experiência no campo as margens do Rio Ivaí
Author: Pontes, Eliane Cristina
Pedersoli, Lidiane Ribeiro da Silva
Resume: O presente trabalho tem como objetivo, apresentar o estudo desenvolvido no multiano: fase I (6° e 7° anos) e fase II (8° e 9° ano), no componente curricular de Ciências, e na 2ª. série do Novo Ensino Médio no itinerário formativo de Biotecnologia I. Turmas do Colégio Estadual do Campo de Ivaína e da Escola Estadual do Campo Santa Esmeralda, partindo do relato da experiência do apicultor Betinho, as margens do rio Ivaí. As informações apresentadas pelo pecuarista, fizeram os educandos refletirem o seu papel enquanto agentes históricos, diante da realidade apresentada: redução do número de abelhas, alterações no ecossistema, assoreamento do rio Ivaí, como consequência do avanço da agricultura em larga escala. Com a coleta dos dados, as professoras dos anos/série, introduziram os conhecimentos científicos de cada turma, partindo do contexto exposto em uma relação dialógica, discorreram como assumir a identidade do campo e identificar o seu papel na transformação da realidade local, buscando o bem comum.
Palabras clave : Apicultura
Escola rural
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8275
Fecha de publicación : 2024
metadata.dc.relation.ispartof3: Betinho apicultor: uma experiência no campo as margens do Rio Ivaí
Aparece en las colecciones: Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PONTES.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.