Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8278
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Ações pedagógicas nas turmas de alfabetização multisseriadas da Escola Municipal do Campo Aracy Marques Linares de Guaraniaçu –PR
Autor(es): Ferreira, Ana Paula Slompo
Santos, Fabiane dos
Ferreira, Sandra Regina Mioranza
Ludvichak, Silvana Schmoller
Resumo: Este trabalho aborda as práticas pedagógicas implementadas nas turmas de alfabetização multisseriadas da Escola do Campo Aracy Marques Linares localizada na cidade de Guaraniaçu/ PR, destacando sua relevância e desafios enfrentados. As escolas rurais, frequentemente negligenciadas pelas políticas públicas, enfrentam obstáculos como o êxodo rural, falta de recursos e infraestrutura, e uma dinâmica de ensino multisseriada, onde um único professor atende a alunos de diferentes séries ou anos. A pesquisa baseou-se em materiais acadêmicos e bibliográficos que evidenciam o potencial dessas práticas educativas em contextos desafiadores. Embora as salas multisseriadas sejam muitas vezes estigmatizadas por seu potencial educacional limitado, o estudo busca destacar experiências bem-sucedidas que demonstram resultados satisfatórios e relevantes para a realidade local. A metodologia incluiu uma análise das práticas pedagógicas adaptadas às necessidades específicas das comunidades rurais. A ênfase foi colocada na integração de conhecimentos acadêmicos, experiências práticas e saberes locais dos professores, essencial para garantir um ensino de qualidade mesmo diante das adversidades. Este trabalho pretende, ao longo de sua execução, destacar aspectos positivos das estratégias pedagógicas implementadas, evidenciando como a educação nessas escolas pode ser eficaz e transformadora, proporcionando um ambiente de aprendizagem inclusivo e adequado às realidades complexas das comunidades rurais.
Palavras-chave: Escola rural
Prática de ensino
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8278
Data do documento: 2024
Título da pesquisa : Ações pedagógicas nas turmas de alfabetização multisseriadas da Escola Municipal do Campo Aracy Marques Linares de Guaraniaçu –PR
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUDVICHAK.pdf585,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.