Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8284| Type: | Relatório de Pesquisa |
| Title: | Festa junina na escola: atividade cultural significativa para celebrar, aprender e fortalecer os laços culturais e valorizar a tradição e a identidade da comunidade campesina |
| Author: | Sousa, Aline Soares Oliveira, Leila Helena da Silva Gouveia, Rosângela Vieira Rodrigues |
| Resume: | O presente Relato de Experiência versa sobre a importância de ressignificar a tradição de realizar a Festa Junina como elemento significativo de aprendizagens e protagonismo de todos os entes que compõem a escola, sob o viés da identidade campesina. É uma celebração que tem origem europeia e indígena. No Brasil foi adaptada para celebrar, no mês de junho, três santos, Santo Antônio, São João e São Pedro. Em cada região do país ela se apresenta com características próprias. Além de celebrar a colheita e incorporar elementos das festividades pagãs e homenagear os santos católicos, a festividade apresenta um leque de possibilidades que pode envolver vários componentes curriculares. Por isso deve ser contemplada no calendário de eventos da escola a fim de subsidiar o trabalho docente de forma dinâmica e prazerosa, estimulando o envolvimento de todos nas ações implementadas. O desenvolvimento das atividades pertinentes ao evento, ocorreram durante uma semana, agendada e planejada antecipadamente, envolvendo os componentes curriculares de Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Redação e Leitura. Durante quatro dias os professores trabalharam pesquisas sobre a origem, a diversidade conforme as regiões, maquete, poesia, dança da quadrilha, receitas, gastronomia e brincadeiras. A semana escolhida para a efetivação do projeto foi a última do mês de junho e a culminância se deu com a Festa que aconteceu no dia 28 de junho, véspera do dia de São Pedro. Foi uma Festa Junina Compartilhada com a Escola Municipal Geraldo Galdino da Silva Ensino Fundamental I. O propósito do evento foi valorizar a tradição por meio de conteúdos vinculados ao Eixo Temático Cultura e Identidade, favorecendo a articulação de conteúdos, a socialização e interação entre escola/comunidade, o protagonismo estudantil, e também promover a cultura regional e diversão aos alunos, famílias e demais entes da escola. Por tratar-se de um Relato de experiência a metodologia adotada foi a descritiva. |
| Keywords: | Identidade cultural Festas juninas |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8284 |
| Issue Date: | 2024 |
| metadata.dc.relation.ispartof3: | Festa junina na escola: atividade cultural significativa para celebrar, aprender e fortalecer os laços culturais e valorizar a tradição e a identidade da comunidade campesina |
| Appears in Collections: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| GOUVEIA.pdf | 423.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.