Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8285
Type: Relatório de Pesquisa
Title: A utopia da horta pedagógica: um relato de experiência do Colégio São Francisco de Assis, município de General Carneiro
Author: Mendes, Amanda Brixner
Resume: Este trabalho relata a experiência de implantação de uma horta pedagógica no Colégio Estadual do Campo São Francisco de Assis, Paraná, integrando práticas agrícolas sustentáveis ao ensino e aprendizagem no contexto da educação do campo. A horta foi utilizada como uma ferramenta pedagógica interdisciplinar, proporcionando aos alunos a vivência do ciclo produtivo e a aplicação de conceitos agroecológicos. O projeto, que abrangeu um período de dois anos (2022-2024), envolveu principalmente alunos do Ensino Médio e da Educação Multiano, enfrentando desafios como a falta de continuidade durante os recessos e a tensão entre práticas agrícolas tradicionais e alternativas. A partir de 2024, a inclusão da disciplina de Agroecologia ampliou as possibilidades de uso pedagógico da horta, promovendo maior envolvimento dos alunos. Conclui-se que a horta pedagógica não deve ser vista como uma ferramenta de produção para autossuficiência da escola, mas como um espaço para práticas experimentais e interdisciplinares que estimulem a educação ambiental e o engajamento comunitário.
Keywords: Escola rural
Hortas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8285
Issue Date: 2024
metadata.dc.relation.ispartof3: A utopia da horta pedagógica: um relato de experiência do Colégio São Francisco de Assis, município de General Carneiro
Appears in Collections:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENDES.pdf884,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.