Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8285
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: A utopia da horta pedagógica: um relato de experiência do Colégio São Francisco de Assis, município de General Carneiro
Autor(es): Mendes, Amanda Brixner
Resumo: Este trabalho relata a experiência de implantação de uma horta pedagógica no Colégio Estadual do Campo São Francisco de Assis, Paraná, integrando práticas agrícolas sustentáveis ao ensino e aprendizagem no contexto da educação do campo. A horta foi utilizada como uma ferramenta pedagógica interdisciplinar, proporcionando aos alunos a vivência do ciclo produtivo e a aplicação de conceitos agroecológicos. O projeto, que abrangeu um período de dois anos (2022-2024), envolveu principalmente alunos do Ensino Médio e da Educação Multiano, enfrentando desafios como a falta de continuidade durante os recessos e a tensão entre práticas agrícolas tradicionais e alternativas. A partir de 2024, a inclusão da disciplina de Agroecologia ampliou as possibilidades de uso pedagógico da horta, promovendo maior envolvimento dos alunos. Conclui-se que a horta pedagógica não deve ser vista como uma ferramenta de produção para autossuficiência da escola, mas como um espaço para práticas experimentais e interdisciplinares que estimulem a educação ambiental e o engajamento comunitário.
Palavras-chave: Escola rural
Hortas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8285
Data do documento: 2024
Título da pesquisa : A utopia da horta pedagógica: um relato de experiência do Colégio São Francisco de Assis, município de General Carneiro
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES.pdf884,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.