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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8304
Tipo: | Dissertação |
Título: | A docência pelo olhar de pedagogas: experiências significativas da caminhada profissional com as crianças |
Autor(es): | Barrozo, Luana Aparecida |
Primeiro Orientador: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
Primeiro membro da banca: | Lyra, Letícia Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Resumo: | A presente pesquisa centrou-se em responder a problemática: Como os saberes da experiência reverberam na prática pedagógica de docentes da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? E teve como objetivo geral compreender a influência dos saberes da experiência no desenvolvimento das práticas pedagógicas de docentes atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram pautados em identificar tempos e espaços em que ocorrem reflexão sobre a prática pedagógica de docentes que atuam na EI e nos AIEF; analisar como o trabalho com as crianças contribui para a reflexão da prática pedagógica dos docentes; e construir um e-book contendo um guia com sugestões de possibilidades para reflexão sobre a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e de campo. Foram coletados dados via questionário com sete professoras que atuam na docência em Educação Infantil e Anos Iniciais em um município do norte do Rio Grande do Sul. As respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Desse modo, conclui-se que os saberes da experiência influenciam positivamente no desenvolvimento das práticas pedagógicas, trazendo sensibilidade e distintas compreensões teórico-práticas sobre a docência. As pedagogas ainda destacam que os tempos e espaços de diálogo e formação continuada são fundamentais no cotidiano das escolas, pois auxiliam na capacidade reflexiva do profissional pedagogo sobre a própria prática, efetivamente. Por fim, o trabalho com crianças possibilita a sensibilidade, problematizando a busca por novas experiências significativas para o processo de ensino e de aprendizagem e para a formação continuada dos professores. |
Abstract/Resumen: | The present research focused on answering the following question: How does knowledge from experience reverberate in the pedagogical practice of teachers in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School? And its general objective was to understand the influence of knowledge from experience in the development of pedagogical practices of teachers working in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. The specific objectives were based on identifying times and spaces in which reflection on the pedagogical practice of teachers working in ECE and EYES occurs; to analyze how work with children contributes to the reflection of teachers' pedagogical practice; and to create an e-book containing a guide with suggestions of possibilities for reflection on teaching in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. For this, a qualitative and field research was developed. Data were collected via questionnaires with seven teachers who work in Early Childhood Education and the Early Years in a city in the north of Rio Grande do Sul. The responses were analyzed using content analysis (BARDIN, 2016). Therefore, it is concluded that experiential knowledge positively influences the development of pedagogical practices, bringing sensitivity and distinct theoretical-practical understandings about teaching. The pedagogues also emphasize that times and spaces for dialogue and continued training are fundamental in the daily routine of schools, as they help the pedagogue's reflective capacity regarding their own practice, effectively. Finally, working with children enables sensitivity, problematizing the search for new experiences that are significant for the teaching and learning process and for the ongoing training of teachers. |
Palavras-chave: | Docência. Saberes experenciais. Formação de professores. Pedagogos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8304 |
Data do documento: | Jul-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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