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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8313
Tipo: | Monografia |
Título: | Subversão em versos e imagens: como o grupo de k-pop BTS revela a história e questiona os padrões culturais da Coreia do Sul |
Autor(es): | Meneghello, Carolina Angel Tessmann |
Primeiro Orientador: | Severo, Gerson Luis Egas |
Primeiro membro da banca: | Gritti, Isabel Rosa |
Segundo membro da banca: | Fraga, Gerson Wasen |
Resumo: | Este trabalho analisa como o grupo sul-coreano BTS utiliza letras de músicas e videoclipes para explorar a história e as questões sociais da Coreia do Sul, destacando-se como uma ferramenta metodológica para o estudo da história social do país. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, a pesquisa combina a análise textual e visual com o contexto histórico sul-coreano contemporâneo, com foco na denúncia de problemas sociais, como o sistema educacional competitivo, a meritocracia e a pressão sobre a juventude. A metodologia baseia-se na análise de letras e videoclipes selecionados, cotejados com fontes históricas e acadêmicas. A pesquisa revelou que o BTS articula narrativas que ressoam tanto na juventude sul-coreana quanto em públicos globais, utilizando simbolismos e metáforas visuais que dialogam com questões universais. Entretanto, as mensagens do grupo são limitadas pela lógica do mercado cultural, onde o protesto pode ser absorvido como produto comercial. Conclui-se que o BTS, ao articular subversão e identidade cultural, oferece uma via potente para compreender a história social da Coreia do Sul. Contudo, é necessário reconhecer os limites de seu impacto, uma vez que sua mensagem reflete especificidades culturais que nem sempre encontram equivalência em outros contextos juvenis. |
Abstract/Resumen: | This study analyzes how the South Korean group BTS uses song lyrics and music videos to explore the history and social issues of South Korea, standing out as a methodological tool for studying the country’s social history. Through an interdisciplinary approach, the research combines textual and visual analysis with the contemporary South Korean historical context, focusing on social issues such as the competitive educational system, meritocracy, and youth pressure. The methodology is based on the analysis of selected lyrics and music videos, compared with historical and academic sources. The research revealed that BTS articulates narratives that resonate with both South Korean youth and global audiences, using symbolism and visual metaphors that address universal issues. However, the group’s messages are constrained by the logic of the cultural market, where protest can be commodified. It is concluded that BTS, by combining subversion and cultural identity, provides a powerful means to understand South Korea's social history. Nevertheless, it is necessary to recognize the limits of its impact, as its message reflects cultural specificities that do not always translate to other youth contexts. |
Palavras-chave: | História Social Resistência Cultural Sociedade Coreana |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8313 |
Data do documento: | Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | História |
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