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Tipo: Dissertação
Título: Linguagens e ciências: interfaces curriculares no ensino de ciências para o ensino médio
Autor(es): Santos, Kelly Medeiros dos
Primeiro Orientador: Hermel, Erica do Espírito Santo
Primeiro membro da banca: Santos, Rosemar Ayres dos
Segundo membro da banca: Porto, Ana Paula Teixeira
Terceiro membro da banca: Leite, Fabiane de Andrade
Resumo: A presente dissertação trata de pesquisas realizadas em torno do tema “Interdisciplinaridade no currículo”, envolvendo as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologia e Linguagens e suas Tecnologias, estabelecendo relações entre as áreas pesquisadas e a interdisciplinaridade no currículo, para tanto, elencamos a Base Nacional Curricular Comum como fonte de pesquisa, representação nacional do currículo, visto que é o documento orientador do currículo no Brasil. O trabalho está organizado em dois capítulos, sendo que cada é um artigo, relacionados entre si em virtude do tema da pesquisa. O principal objetivo deste, é compreender a relevância do trabalho interdisciplinar e a presença da interdisciplinaridade no currículo de CNT e LGG, procurando traçar associações entre as áreas. O primeiro capítulo da dissertação, foi articulado mediante uma revisão bibliográfica, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo como descritores: currículo, linguagem científica, ciências, linguagens e interdisciplinaridade no seu título ou resumo. Obtivemos 10 trabalhos e, nestes, analisamos títulos e resumo, a fim de discutirmos e realizarmos uma leitura mais criteriosa. Desta forma, buscamos estabelecer relações das escritas com a interdisciplinaridade e aprimorar conhecimentos sobre o tema pesquisado, bem como entender o que trazem as poucas pesquisas encontradas. A segunda etapa da pesquisa deu-se em torno dos conceitos de interdisciplinaridade e currículo, baseando-se em autores como Fazenda e Gudson, a partir desta etapa, buscamos na Base Nacional Curricular Comum entrelaçar este conceito com as Competências Gerais do documento e Habilidades, assim, observamos que o vocábulo interdisciplinaridade não se faz presente neste trecho pesquisado da Base Nacional Curricular Comum, todavia, se faz entender em algumas das competências, as quais selecionamos, possibilitando relacionar com as áreas pesquisadas. A metodologia utilizada envolve pesquisa qualitativa documental e bibliográfica, mediante análises nas habilidades da BNCC, relacionando-as entre si e com a interdisciplinaridade. Ao longo dos dois capítulos, abordamos esta temática em torno do Ensino de Ciências, Linguagens e suas Tecnologias, Currículo e Interdisciplinaridade, relacionado os termos e analisando possíveis conexões para o desenvolvimento de um currículo abrangente e desafiador, tanto para o aluno, quanto para o professor. Como resultados podemos evidenciar que é possível desenvolver um trabalho interdisciplinar entre as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias, respaldado pela Base Nacional curricular Comum. Algumas competências e habilidades abordadas pelo documento, de ambas as áreas pesquisadas, possibilitam a interpretação de um trabalho interdisciplinar.
Abstract/Resumen: This dissertation deals with research carried out around the theme “Interdisciplinarity in the curriculum”, involving the areas of Natural Sciences and their Technology and Languages and their Technologies, establishing possible relationships between the areas researched and interdisciplinarity in the curriculum, to this end, we list the Common National Curricular Base as a source of research, national representation of the curriculum, as it is the guiding document for the curriculum in Brazil. The work is organized into two chapters, each of which is an article, related to each other due to the research topic. It aimed to understand the relevance of interdisciplinary work and the presence of interdisciplinarity in the CNT and LGG curriculum, seeking to trace possible associations between the areas. The first chapter of the dissertation was articulated through a bibliographical review, in the BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) with the following descriptors: curriculum, scientific language, sciences, languages and interdisciplinarity in its title or summary. We obtained 10 works and, in these, we analyzed titles and abstracts, in order to discuss and carry out a more careful reading. In this way, we seek to establish relationships between the writings and interdisciplinarity and improve knowledge on the researched topic, as well as understand what the few studies found bring. The second stage of the research took place around the concept of interdisciplinarity and curriculum, based on authors such as Fazenda and Gudson, from this stage onwards, we sought in the Common National Curriculum Base to intertwine this concept with the document's General Competencies and Skills, Thus, we observed that the word interdisciplinarity is not present in this researched section of the Common National Curricular Base, however, it is understood in some of the competencies, which we selected, making it possible to relate to the areas researched. The methodology used involves qualitative documentary and bibliographical research, through analyzes of BNCC skills, relating them to each other and to interdisciplinarity. Throughout the two chapters, we address this topic around Science Teaching, Languages and their Technologies, Curriculum and Interdisciplinarity, relating the terms and analyzing possible connections for the development of a comprehensive and challenging curriculum, both for the student and for the teacher. As results, we can demonstrate that it is possible to develop interdisciplinary work between the areas of Natural Sciences and its Technologies and Languages and their Technologies, supported by the National Common Curriculum Base. Some skills and abilities covered by the document, from both areas researched, enable the interpretation of interdisciplinary work.
Palavras-chave: Ensino
Currículo
Interdisciplinaridade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8320
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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