Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8321
Tipo: Dissertação
Título: Disciplinas escolares para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul: compreensões de professores da área de Ciências da Natureza da 14ª CRE
Autor(es): Stallbaum, Inês Dahmer
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Amestoy, Micheli Bordoli
Segundo membro da banca: Santos, Rosemar Ayres dos
Resumo: A presente dissertação está inserida no campo de estudos do Ensino de Ciências com foco no currículo escolar. O processo de reorganização do currículo do Ensino Médio no Rio Grande do Sul promoveu um movimento reflexivo importante no contexto das escolas de Educação Básica, entre as quais destacamos a inserção de novas disciplinas na parte diversificada representada pelos Itinerários Formativos, que têm desafiado professores com relação as novas demandas curriculares. O estudo é pautado no questionamento: quais as compreensões sobre disciplinas escolares propostas para a área de Ciências da Natureza a partir da reforma do Ensino Médio brasileiro? Tem-se como objetivo geral identificar compreensões de professores sobre disciplinas escolares na área de Ciências da Natureza. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em duas etapas com metodologia de coleta bibliográfica, documental e a partir de um estudo de caso realizado no contexto de doze escolas públicas que ofertam disciplinas no Itinerário Formativo, sendo três escolas com área focal em Ciências da Natureza, três escolas com área complementar e três escolas sem oferta de itinerários na área de Ciências da Natureza, pertencentes a 14ª Coordenadoria Regional de Educação, por meio do levantamento de informações referentes aos documentos curriculares e entrevistas realizadas com vinte e dois professores. Os resultados foram construídos a partir de análise de conteúdo. O delinear da pesquisa proporcionou a organização da presente dissertação em quatro capítulos, que atendem os objetivos específicos do estudo. O primeiro capítulo busca investigar o processo histórico de formação e oferta da área de Ciências da Natureza no Brasil e sua relação com as disciplinas escolares. Os resultados evidenciam que no decorrer da história do ensino brasileiro (período de 1931 até o momento atual) a concepção de disciplina foi passando por modificações que podem ser caracterizadas em três períodos: o período que denominamos de controle do Estado, o de formação da área e o terceiro período de ampliação da parte diversificada. O segundo capítulo apresenta uma revisão de literatura com objetivo de compreender o que as pesquisas acadêmicas na área de Ciências da Natureza apresentam sobre o currículo disciplinar no Brasil. As compreensões em âmbito acadêmico estão relacionadas e foram organizadas em três categorias emergentes: Interdisciplinaridade e contextualização no currículo do Ensino Médio; Proposições às políticas e reformas para o Ensino Médio; e Conhecimentos científicos e temáticas, trabalhadas nas disciplinas da área de Ciências da Natureza. O terceiro capítulo corresponde a uma pesquisa sob perspectiva epistemológica, tendo por objetivo identificar o desenvolvimento de Estilos de Pensamento sobre disciplinas escolares no contexto acadêmico. Identificamos o desenvolvimento de três Estilos de Pensamento, o Técnico-disciplinar; o Crítico-disciplinar; e o Discursivo-disciplinar. O quarto capítulo objetiva, por meio de estudo de caso, analisar as compreensões de professores da área de Ciências da Natureza sobre as disciplinas propostas para o Ensino Médio na 14ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. A análise dos discursos dos professores a partir das categorias de Estilos de Pensamento indica constantes mudanças na compreensão dos professores quanto às compreensões acerca das disciplinas escolares. Os professores da área da Ciências da Natureza em exercício da 14ª Coordenadoria Regional de Educação se aproximam com maior recorrência de características de compreensões sobre disciplinas Crítico-disciplinar demonstrando que estamos em direção a novas formas de perceber a construção do currículo da área da Ciências da Natureza no Ensino Médio.
Abstract/Resumen: This dissertation is part of the field of Science Education studies with a focus on the school curriculum. The process of reorganizing the High School curriculum in Rio Grande do Sul promoted an important reflective movement in the context of Basic Education schools, among which we highlight the insertion of new disciplines in the diversified part represented by the Training Itineraries, which have challenged teachers with regard to new curricular demands. The study is based on the question: what are the understandings about school subjects proposed for the area of Natural Sciences based on the reform of Brazilian High School Education? The general objective is to identify teachers’ understandings about school subjects in the area of Natural Sciences. A qualitative research was carried out in two stages with bibliographic and documentary collection methodology and based on a case study carried out in the context of twelve public schools that offer subjects in the Training Itinerary, three schools with a focal area in Natural Sciences, three schools with a complementary area and three schools without offering itineraries in the area of Natural Sciences, belonging to the 14th Regional Education Coordination, through the collection of information related to the curricular documents and interviews conducted with twenty-two teachers. The results were constructed based on content analysis. The research design allowed the organization of this dissertation into four chapters, which meet the specific objectives of the study. The first chapter seeks to investigate the historical process of formation and offering of the Natural Sciences area in Brazil and its relationship with school subjects. The results show that throughout the history of Brazilian education (from 1931 to the present day) the concept of discipline has undergone changes that can be characterized in three periods: the period we call State control, the period of formation of the area and the third period of expansion of the diversified part. The second chapter presents a literature review with the aim of understanding what academic research in the area of Natural Sciences presents about the disciplinary curriculum in Brazil. The understandings in the academic field are related and were organized into three emerging categories: Interdisciplinary and contextualization in the High School curriculum; Proposals for politics and reforms for High School; and Scientific knowledge and themes worked on in the disciplines of the area of Natural Sciences. The third chapter corresponds to a research from an epistemological perspective with the aim of identifying the development of Thinking Styles about school subjects in the academic context. We identified the development of three Thinking Styles: Technical-disciplinary, Critical-disciplinary and Discursive-disciplinary. The fourth chapter aims, through a case study, to analyze the understandings of teachers in the area of Natural Sciences about the subjects proposed for High School in the 14th Regional Education Coordination of Rio Grande do Sul. The analysis of teachers’ discourses based on the categories of Thinking Styles indicates constant changes in teachers’ understanding of school subjects. Natural Sciences teachers working at the 14th Regional Education Coordination Office are more likely to have Critical-disciplinary understandings of subjects, demonstrating that we are moving towards new ways of perceiving the construction of the curriculum for Natural Sciences in High School.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Currículo
Ensino Médio
Reforma do ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8321
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STALLBAUM.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.