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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8322
Type: | Dissertação |
Título : | Ciências da natureza e políticas curriculares na Educação Infantil: um panorama em países Sul-Americanos |
Author: | Avrella, Elisa Regina |
First advisor: | Hermel, Erica do Espírito Santo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vestena, Rosemar de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Emmel, Rubia |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leite, Fabiane de Andrade |
Resume: | Com conquistas importantes ao longo da história, reconhece-se que a Educação Infantil é uma etapa importante para criança, com impactos diretos nos múltiplos aspectos do desenvolvimento infantil. Neste contexto, os países Sul-americanos (Brasil, Argentina, Colômbia e Chile) apresentam Políticas Curriculares de Educação Infantil que estão em evolução, demonstrando valorizar temas de Educação em Ciências para essa etapa da Educação. O desenvolvimento deste estudo ocorreu a partir do seguinte questionamento: Como vem sendo abordadas a Educação em Ciências nos documentos curriculares da Educação Infantil nos países Sul-Americanos? Para tanto, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como a Educação em Ciências perpassa os documentos oficiais e aportes curriculares na Educação Infantil nos países Sul-Americanos. Os objetivos específicos tratam de: 1) identificar as Políticas Públicas nos documentos brasileiros e Sul-Americanos (Argentina, Colômbia e Chile), por meio de um estudo bibliográfico; e 2) realizar um estudo bibliográfico, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), referente às teorias curriculares presentes na Educação em Ciências e o uso do Livro Didático na Educação Infantil. A pesquisa está dividida em dois artigos e trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo, sendo o primeiro artigo uma análise do tipo documental: documentos curriculares norteadores brasileiros: RCNEI, DCNEI e BNCC, bem como nos documentos de países Sul-Americanos - Núcleos Prioritários de Aprendizagem (NAP, Argentina), Lei Geral da Educação (Lei 115, Colômbia) e Bases Curriculares para Educação Parvularia (Chile). A pesquisa permite concluir que nos países analisados apresentam Políticas Curriculares da Educação Infantil, mas, com relação ao Brasil temos normativas curriculares proeminentes de acordo com os três documentos (RCNEI, DCNEI, BNCC). Na Argentina, não há uma política que seja única em todo País, cada estado tem sua autonomia. Desse modo, o NAP tem a proposta pedagógica e conhecimentos centrais, incorporados como objetos de ensino. Na Colômbia, a Lei 115 dispõe de um projeto permanente de construção pedagógica e de pesquisa e, no Chile, as Bases Curriculares para Educação Parvularia consolidaram-se como símbolo do compromisso do Estado com a educação da infância e, apresentam conhecimentos que deverão se potencializados nas instituições que atendem as crianças. Realizou-se o estudo dos documentos buscando aproximações e semelhanças entre os Países Sul-Americanos, de algumas categorias: Terminologia da Educação Infantil, Divisão por faixa etária, Documentos Curriculares, Concepção Social da Infância e o Papel do Estado. Também, buscando evidenciar temas de Educação em Ciências nos Documentos Curriculares apresentamos excertos retirados dos documentos e, em destaque para o Meio Ambiente e Corpo Humano. No segundo artigo, a partir dos resultados da pesquisa de revisão de literatura na BDTD, constatamos que os trabalhos analisados (oito dissertações e duas teses) expressam as concepções de currículo, como: Tradicionais (5:10), seguidas pelas Críticas (4:10) e, finalmente, pelas Pós-críticas (1:10). Com relação à presença do Livro Didático, foi possível identificar que os trabalhos, em sua grande maioria, não apresentaram seu uso, exceto mais recentemente. A pesquisa apontou, também, para a carência de discussões em Programas de Pós-Graduação sobre a Educação em Ciências e o papel dos Livros Didáticos na Educação Infantil. |
Resumen : | With important achievements throughout history, it is recognized that Early Childhood Education is an important stage for children, with direct impacts on multiple aspects of child development. In this context, South American countries (Brazil, Argentina, Colombia and Chile) present Early Childhood Education Curricular Policies that are evolving, demonstrating that they value Science Education themes for this stage of Education. The development of this study occurred based on the following question: How has Science Education been addressed in Early Childhood Education curricular documents in South American countries? To this end, the general objective of this research was to analyze how Science Education permeates official documents and curricular contributions in Early Childhood Education in South American countries. The specific objectives deal with: 1) identifying Public Policies in Brazilian and South American documents (Argentina, Colombia and Chile), through a bibliographic study; and 2) carry out a bibliographic study, in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), regarding curricular theories present in Science Education and the use of Textbooks in Early Childhood Education. The research is divided into two articles and is a qualitative approach, the first article being a documentary analysis: Brazilian guiding curricular documents: RCNEI, DCNEI and BNCC, as well as documents from South American countries Centers Learning Priorities (NAP, Argentina), General Education Law (Law 115, Colombia) and Curricular Bases for Secondary Education (Chile). The research allows us to conclude that the countries analyzed have Early Childhood Education Curricular Policies, but in relation to Brazil we have prominent curricular regulations in accordance with the three documents (RCNEI, DCNEI, BNCC). In Argentina, there is no policy that is unique across the country, each state has its autonomy. In this way, the NAP has the pedagogical proposal and central knowledge, incorporated as teaching objects. In Colombia, Law 115 provides for a permanent project of pedagogical construction and research and, in Chile, the Curricular Bases for Parvularia Education have consolidated themselves as a symbol of the State's commitment to childhood education and present knowledge that should be enhanced in institutions that serve children. The documents were studied looking for approximations and similarities between South American Countries, in some categories: Terminology of Early Childhood Education, Division by age group, Curricular Documents, Social Conception of Childhood and the Role of the State. Also, seeking to highlight Science Education themes in the Curricular Documents, we present excerpts taken from the documents and, highlighting the Environment and the Human Body. In the second article, based on the results of the literature review research at BDTD, we found that the works analyzed (eight dissertations and two theses) express curriculum concepts, such as: Traditional (5:10), followed by Critical (4: 10) and, finally, by the Post-Criticisms (1:10). Regarding the presence of the Textbook, it was possible to identify that the vast majority of works did not show its use, except more recently. The research also pointed to the lack of discussions in Postgraduate Programs on Science Education and the role of Textbooks in Early Childhood Education. |
Palabras clave : | Educação escolar básica Educação infantil Currículo Livro didático |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8322 |
Fecha de publicación : | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
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