Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8323
Type: | Dissertação |
Title: | A biologia celular no currículo de ciências e suas relações com os livros didáticos |
Author: | Neves, Marilse Ribeiro |
First advisor: | Hermel, Erica do Espírito Santo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Scheid, Neusa Maria John |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leite, Fabiane de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dávila, Eliziane da Silva |
Resume: | Considerada um campo abstrato no Ensino de Ciências, a Biologia Celular é um estudo de significativa relevância, abordado tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental. A compreensão dos conceitos que envolvem o estudo da célula se faz importante, nestes níveis de ensino, está associada a diversos aspectos dos seres vivos, já que é a unidade fundamental da vida. Por conseguinte, o estudo desta temática é parte do conteúdo abordado nas matrizes curriculares da Educação Básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Esta pesquisa buscou analisar como o tema da Biologia Celular é abordado nos livros didáticos (LD) de Ciências do 6° ano do Ensino Fundamental fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático 2020 (PNLD 2020). A escolha por esse objeto de estudo é devida ao fato dele ser utilizado amplamente por profissionais da área de educação, das redes pública e privada, e pelos estudantes como embasamento para entendimento de muitos outros conceitos que envolvem sua aprendizagem, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e capaz de agir com protagonismo diante de determinadas situações futuras. A dissertação apresenta metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo documental. O primeiro capítulo corresponde a uma revisão bibliográfica e os resultados contribuíram para o aporte teórico desta dissertação. Para tanto, mapeamos e escolhemos dissertações de mestrado e teses de doutorado (2005-2021), que representam as pesquisas atuais da área. Neste estudo, os trabalhos foram organizados em duas categorias que caracterizam o processo de análise: as concepções de currículo (Tradicional, Crítica e Pós-crítica) e o papel atribuído ao LD (Mediador, Organizador do currículo e Material de apoio). O segundo capítulo teve como objetivo avaliar a presença do conteúdo e das imagens de Biologia Celular nos LD, observando se a proposta que consta na BNCC e no RCG está aplicada adequadamente nos LD de Ciências. |
Abstract: | Considered an abstract field in Science Teaching, Cell Biology is a theme worked with difficulty in High School and, mainly, in Elementary School. The understanding of the study of the cell is of great importance at these levels of education, because, despite its microscopic size, it is associated with various aspects of living beings, since it is the fundamental unit of life. Therefore, the study of this theme is part of the content addressed in the curricular matrices of Basic Education, according to the National Common Curricular Base (BNCC) and the Gaucho Curricular Reference (RCG). This research sought to analyze how the theme of Cell Biology is approached in the textbooks (LD) of Sciences of the 6th year of Elementary School provided by the National Program of the Didactic Book 2020 (PNLD 2020). The choice for this object of study is due to it being widely used by professionals in the area of education, whether Public or Private, and by students as a reference for school work. The first chapter corresponds to a bibliographic review and its results contributed to the theoretical contribution of this dissertation. To do so, we mapped and chose only the master's dissertations and doctoral theses (2005-2021), since they represent the current research in the area. In this study, the works were organized into two categories that characterize the analysis process, namely: the conceptions of curriculum (Traditional, Critical and Post-critical) and the role attributed to the LD (Mediator, Organizer of the curriculum and Support material). The second chapter aimed to evaluate the presence of the content and images of Cell Biology in the LD, observing whether the proposal contained in the BNCC and the RCG is properly applied in the LD of Sciences. |
Keywords: | Ensino Ciência Biologia celular Material didático |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8323 |
Issue Date: | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.