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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8376
Tipo: | Dissertação |
Título: | O desenvolvimento de processos investigativos e formativos no Ensino de Ciências: da formação do professor ao ensino |
Autor(es): | Carpenedo, Jiulia Carla Marin |
Primeiro Orientador: | Güllich, Roque Ismael da Costa |
Primeiro membro da banca: | Bervian, Paula Vanessa |
Segundo membro da banca: | Boszko, Camila |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Maria Cristina Pansera de |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar processos investigativos de formação e ensino a fim de aprofundar a compreensão sobre os processos da Investigação-Formação-Ação para o Ensino de Ciências (IFAEC), no contexto da formação inicial de professores/licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e documental, e foi realizado por meio de uma revisão do tipo estado do conhecimento na Base de Dados de Teses e Dissertações na (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT), voltada ao ensino de Ciências investigativo na formação inicial e continuada de professores e na docência de Ciências, bem como de uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Estágio (TCE) dos estagiários da sétima fase do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. A metodologia de análise e a produção dos resultados basearam-se na análise de conteúdo (AC) de Bardin (2011), desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os resultados decorrem de dois movimentos: i) revisão bibliográfica, na qual verificamos que os trabalhos acadêmicos analisados mostraram que as concepções de ensino investigativo são de racionalidade técnica, prática e, principalmente, crítica, com pesquisas focadas em processos investigativos na formação continuada e no ensino de Ciências na educação básica, além de apresentarem estratégias investigativas presentes no desenvolvimento do ensino investigativo em Ciências; ii) análise dos planos de ensino desenvolvidos pelos estagiários, em que: a) identificamos as etapas da IFAEC: problematização, planificação, ação, avaliação e modificação, bem como a maneira como essa metodologia de ensino foi desenvolvida e compreendida pelos licenciandos durante o desenvolvimento dos planos de ensino, seguindo essas etapas, de forma que apresentaram três estratégias investigativas: o ensino por investigação (EI), a experimentação investigativa (Exp. I) e o educar pela pesquisa (EP), com a seguinte frequência: EI (42:45), Exp. I (29:45) e o EP (11:45), o que mostra a presença da investigação como metodologia fundamental no ensino de Ciências, fundamentada nos pressupostos reflexivos-investigativos; b) tecemos a análise das narrativas reflexivas dos licenciados a partir da produção das aulas planejadas, nas quais apresentaram os elementos constitutivos da formação em Ciências fundamentados na prática de ensino – estágio, os dilemas e inquietações, os elementos de formação inicial e a proposição: reflexão prospectiva. Como elementos de um bom professor, encontramos: consciência de classe, temática e domínio do conteúdo, realidade dos alunos, atividades experimentais práticas, necessidades formativas, invenções e reflexões, formação científica, professor pesquisador, formação continuada e, por fim, a IFAEC apresentou grande potencial investigativo-formativo, mostrando-se presente em 11 narrativas de forma implícita e, em oito, de forma explícita. Assim, percebemos que os processos investigativo-formativos com base na IFAEC, fundamentada na investigação-formação-ação em Ciências (IFAC), apresenta grande potencial pedagógico como estratégia de ensino e de formação para o professor de Ciências, pois possibilitam a aprendizagem e a prática investigativa e reflexiva do professor. |
Abstract/Resumen: | The present research aims to analyze investigative training and teaching processes in order to deepen the understanding of the processes of Research-Training-Action for Science Teaching (IFAEC), in the context of initial teacher training. The study is qualitative in nature, bibliographic and documentary, and was carried out through a bibliographic review of the state of knowledge type in the Theses and Dissertations Database (BDTD) of the Brazilian Institute of Information and Technology (IBICT), focused on investigative Science teaching present in the initial and continuing training of teachers and in Science teaching, as well as an analysis of the Internship Completion Works (TCE) of interns in the seventh phase of the Degree course in Biological Sciences at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo/RS campus. The analysis methodology and production of results were based on the content analysis of Bardin (AC) (2011), developed in three stages: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results obtained and interpretation. The results arise from two movements: i) bibliographical review, in which we verified that the academic works analyzed showed that the conceptions of investigative teaching are of technical, practical and, mainly, critical rationality, with research focused on investigative processes in continuing training and teaching Science in basic education, in addition to presenting investigative strategies present in the development of investigative teaching in Science; ii) analysis of teaching plans developed by interns, in which: a) we identified the stages of IFAEC: problematization, planning, action, evaluation and modification, as well as the way in which this teaching methodology was developed and understood by undergraduate students during the development of teaching plans, following these stages, so that they presented three investigative strategies: teaching through investigation (EI), investigative experimentation (Exp. I) and educating through research (EP), with the following frequency: EI (42:45), Exp. I (29:45) and the EP (11:45), which shows the presence of investigation as a fundamental methodology in Science teaching, based on reflective investigative assumptions; b) we analyzed the reflective narratives of graduates based on the production of planned classes, in which they presented the constituent elements of training in Science as based on teaching practice – internship, dilemmas and concerns, elements of initial training and the proposition: prospective reflection. As elements of a good teacher, we find: class awareness, theme and content mastery, students' reality, practical experimental activities, training needs, inventions and reflections, scientific training, teacher researcher, continued training and, finally, IFAEC presented great investigative-formative potential, being present in 11 narratives implicitly and, in eight, explicitly. Thus, we realize that investigative-training processes based on IFAEC have pedagogical potential as a teaching and training strategy for Science teachers, as they enable the teacher's learning and investigative and reflective practice. |
Palavras-chave: | Formação de professores Estágios supervisionados Ensino Ciência |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8376 |
Data do documento: | 2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
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