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Tipo: Dissertação
Título: O papel do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores de ciências
Autor(es): Batista, Tailine Penedo
Primeiro Orientador: Santos, Eliane Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Bonotto, Danusa de Lara
Segundo membro da banca: Vilaça, Maria Teresa Machado
Resumo: A presente pesquisa perpassa por discussões acerca da formação inicial de professores de Ciências e integra os estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Tem como objetivo compreender o papel do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de Ciências. Para tal, foi desenvolvida revisão da bibliografia em pesquisas de mestrado e doutorado acerca da temática que orienta esta investigação. Para construir os dados empíricos realizou-se análise em relatos de experiência desenvolvidos pelos residentes do Subprojeto Residência Pedagógica Biologia, Física e Química (2020-2022) da UFFS, Campus Cerro Largo - RS e publicados na décima sétima edição do Encontro sobre Investigação na Escola: Experiências, diálogos e (re)escritas em rede, o qual foi promovido pela UFFS, Campus Cerro Largo/RS, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa/RS, e um questionário realizado com sete residentes egressos dos cursos de licenciatura, sendo três em Ciências Biológicas, dois em Física e dois em Química, os quais foram participantes deste subprojeto por 18 meses. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo bibliográfica. Os procedimentos analíticos seguiram a Análise Temática de conteúdo. A partir do movimento de revisão bibliográfica evidencia-se que o PRP apresenta contribuições significativas para o processo de formação inicial de professores, uma vez que articula a teoria e a prática, desenvolvendo um meio de formação compartilhada. Diante da estruturação proposta pelo programa são potencializadas estratégias de formação como, o diálogo compartilhado entre a formação inicial e continuada de professores, o estreitamento da relação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Escola Básica, estabelecendo assim parcerias e articulando grupos colaborativos de trabalho entre professores formadores, em formação inicial e em exercício. No movimento de análise dos relatos de experiência, foi possível observar que o programa colabora para melhorar a conexão e o entendimento dos saberes teóricos e práticos, que, por sua vez, são importantes na constituição docente e na prática pedagógica do professor ao oportunizar o desenvolvimento da autonomia docente, desafiando o residente a realizar o planejamento de metodologias diferenciadas e promovendo momentos formativos de interação com professores mais experientes. No terceiro movimento da pesquisa, no qual o olhar foi para as respostas do questionário, identifica-se contribuições do PRP no processo da constituição docente dos residentes. As atividades desenvolvidas no âmbito do programa, como: a participação em grupos formativos, o diálogo entre pares, a ambientalização nas Escolas, a reflexão das ações realizadas, o emprego de diferentes metodologias, foram apontadas como um diferencial na formação inicial e potencializadores na ou para a constituição da identidade docente. Em suma, o estudo apresenta como um programa de iniciação à docência se configura e traz reflexos para a formação dos seus participantes.
Abstract/Resumen: This research involves discussions about the initial training of Science teachers and integrates the studies developed in the Postgraduate Program in Science Teaching at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, in the Teacher Training Line and Pedagogical practices. It aims to analyze the role of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the initial training of Science teachers. To this end, a review of the bibliography of master's and doctoral research on the theme that guides this investigation was developed. To construct the empirical data, analysis was carried out on experience reports developed by residents of the Biology, Physics and Chemistry Pedagogical Residency Subproject (2020-2022) at UFFS, Campus Cerro Largo - RS and published in the seventeenth edition of the Meeting on Research at School : Experiences, dialogues and (re)writing in a network, which was promoted by UFFS, Campus Cerro Largo/RS, in partnership with the Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa/RS, and a questionnaire carried out with seven residents who graduated from degree, three in Biological Sciences, two in Physics and two in Chemistry, who were participants in this subproject for 18 months., The methodological approach is qualitative, of the bibliographic type. The analytical procedures followed the Thematic Analysis of From the bibliographic review movement it is evident that the PRP makes significant contributions to the process of teacher training, as it articulates theory and practice, developing a means of shared training. Given the structuring proposed by the program, training strategies are enhanced, such as shared dialogue between the initial and continuing training of teachers, the strengthening of the relationship between Higher Education Institutions (HEIs) and Basic Schools, thus establishing partnerships and articulating collaborative work groups among teacher trainers, in initial training and in-service. In the analysis of experience reports, it was possible to observe that the program helps to improve the connection and understanding of theoretical and practical knowledge, which, in turn, are important in the teaching constitution and in the teacher's pedagogical practice by providing opportunities for development of teaching autonomy, challenging the resident to plan different methodologies and promoting formative moments of interaction with more experienced teachers. In the third movement of the research, in which the focus was on the answers to the questionnaire, contributions of the PRP in the process of teaching residents were identified. The activities developed within the scope of the program, such as: participation in training groups, dialogue between peers, environmentalization in schools, reflection on the actions carried out, the use of different methodologies, were highlighted as a differentiator in initial training and enhancers in the constitution of teaching identity. In short, the study presents how an initiation program to teaching is configured and impacts the training of its participants.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Formação de professores
Saberes do docente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8379
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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