Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8392
Type: | Monografia |
Título : | A prática pedagógica de base histórico-cultural nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para as pesquisas |
Author: | Santos, Fernanda Feliciano dos |
First advisor: | Alves, Solange Maria |
Resume: | O presente trabalho de conclusão de curso de graduação em pedagogia, filiado ao projeto matricial: Desenvolvimento humano e educação na perspectiva histórico- cultural, coordenado pela professora orientadora, e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski, mais especificamente na linha de pesquisa : Escola de Vigotski e a educação escolar, é resultado de esforço investigativo, no âmbito da iniciação científica, em torno da prática pedagógica como objeto da ciência pedagógica. Na especificidade deste estudo, o objeto consiste em identificar estudos sobre a prática pedagógica no escopo da teoria histórico-cultural e no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como recorte geográfico o Estado de Santa Catarina. O alcance de tal objetivo, se deu no âmbito de uma pesquisa inicial, de caráter bibliográfico e exploratório, inspirada e assentada nos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico- dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. O trabalho buscou pesquisas registradas em dissertações e teses no âmbito da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - IBICT, que se ocupassem de refletir a prática pedagógica que compõem o currículo nesta etapa do ensino, assumindo como espaço geográfico o território catarinense e como recorte temporal os últimos dez anos, ou seja, entre 2013 e 2023. Os dados encontrados permitem inferir sobre uma ausência de pesquisas ocupadas da prática pedagógica de base histórico-cultural nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto catarinense. O que sinaliza uma controvérsia, uma vez que, a Proposta Curricular deste Estado vem se pautando pela perspectiva teórica vigotskiana desde sua origem, nos idos de 1990. Por outro lado, os achados também indicam as possibilidades de organização pedagógica da prática educativa com os anos iniciais do ensino fundamental alicerçada nesta base teórica. Em termos (in)conclusivos, identificamos a necessidade de novas investigações a respeito do tema, pois a problemática carece de maiores aprofundamentos |
Resumen : | The present work of conclusion of an undergraduate course in pedagogy, affiliated to the matrix project: Human development and education in the historical-cultural perspective, coordinated by the advisor, and to the Vygotsky School Study and Research Group, more specifically in the line of research: Vygotsky's School and school education, is the result of an investigative effort, within the scope of scientific initiation, around pedagogical practice as an object of pedagogical science. In the specificity of this study, the object is to identify studies on pedagogical practice within the scope of historical-cultural theory and within the scope of the initial years of elementary school, having the State of Santa Catarina as a geographical cut. The achievement of this objective took place within the scope of an initial research, of bibliographic and exploratory character, inspired and based on the epistemological assumptions of historical-dialectical materialism, the reference matrix of the historical- cultural theory of human development. The work sought research recorded in dissertations and theses within the scope of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) - IBICT, which were concerned with reflecting the pedagogical practice that make up the curriculum at this stage of education, assuming the territory of Santa Catarina as a geographical space and the last ten years as a time frame, that is, between 2013 and 2023. The data found allow us to infer about a lack of research on the historical-cultural pedagogical practice in the early years of elementary school in the Santa Catarina context. This signals a controversy, since the Curricular Proposal of this State has been guided by the Vygotskian theoretical perspective since its origin, in the 1990s. On the other hand, the findings also indicate the possibilities of pedagogical organization of educational practice with the early years of elementary school based on this theoretical basis. In (in)conclusive terms, we identify the need for further investigations on the subject, as the problem needs further investigation. |
Palabras clave : | Pedagogia Ensino fundamental Educação Desenvolvimento humano |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8392 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS.pdf | 489,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.