Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8393
Tipo: Monografia
Título: Inclusão/acolhimento de filhos de imigrantes na sala de aula da educação infantil
Autor(es): Possa, Cristina
Dias, Ana Juçara
Primeiro Orientador: Horst, Cristiane
Resumo: Este artigo tem como objetivo questões relacionadas à importância das práticas pedagógicas para a inclusão de imigrantes, que não tem português como língua materna. Colocamos em pauta, aspectos que nos fazem pensar como o processo de inclusão das crianças filhos de imigrantes ocorrem nas escolas, verificar quais práticas metodológicas podemos sugerir para o meio escolar, dentre outros questionamentos. O foco central dessa pesquisa é analisar e pesquisar como ocorre a inclusão de crianças bilingues na educação infantil e traçar possibilidades práticas. Buscamos compreender como é a atuação dos professores em sala de aula multilíngues e multiculturais com destaque para a presença de imigrantes. Nosso material de pesquisa são relatórios de estágios das experiências vividas por estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, como também de uma monografia Do Curso de Pedagogia da UFFS e um TCC do Curso de Letras da UFFS, disponíveis no repertório de trabalhos da UFFS relacionados ao tratamento com crianças imigrantes na escola. A partir das abordagens plurais, que preveem formação de uma consciência sensível e plurilíngue dos envolvidos, e tendo uma noção das práticas docentes, propomos duas sequencias didáticas que possa ser adotada pelos professores da educação infantil.
Abstract/Resumen: Este artículo tiene como objetivo abordar cuestiones relacionadas con la importancia de las prácticas pedagógicas para la inclusión de inmigrantes que no tienen el portugués como lengua materna. Ponemos en agenda aspectos que nos hacen pensar cómo se da el proceso de inclusión de hijos de inmigrantes en las escuelas, comprobar qué prácticas metodológicas podemos sugerir para el entorno escolar, entre otras cuestiones. El foco central de esta investigación es analizar e investigar cómo se produce la inclusión de niños bilingües en la educación infantil y esbozar posibilidades prácticas. Buscamos comprender cómo trabajan los docentes en aulas multilingües y multiculturales, con énfasis en la presencia de inmigrantes. Nuestro material de investigación son informes de prácticas sobre las experiencias vividas por estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal de Fronteira Sul, así como una monografía del Curso de Pedagogía de la UFFS y un TCC del Curso de Literatura de la UFFS, disponibles en el repertorio de trabajos de la UFFS relacionados con la. Tratamiento de los niños inmigrantes en la escuela. A partir de enfoques plurales, que prevean la formación de una conciencia sensible y plurilingüe de los involucrados, y tener una idea de las prácticas docentes, proponemos dos secuencias didácticas que pueden ser adoptadas por los docentes de educación infantil.
Palavras-chave: Educação infantil
Imigrantes
Inclusão escolar
Multilinguismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8393
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POSSA.pdf685,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.