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Tipo: Monografia
Título: O princípio da inclusão na educação infantil: uma análise das políticas educacionais
Autor(es): Foresti, Camila
Paixão, Priscila Vendrametto da
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema as políticas de inclusão na Educação Infantil. O objetivo geral visa analisar a operacionalização dessas políticas nos municípios de Coronel Freitas/SC e de Xaxim/SC, sendo desdobrado nos seguintes objetivos específicos: a) compreender o percurso histórico da inclusão como princípio educativo nas políticas educacionais; b) identificar a ênfase na inclusão, no conjunto de políticas que orientam a Educação Infantil, e; c) analisar os focos assumidos pela inclusão na Educação Infantil, nos municípios analisados. O percurso metodológico seguiu uma abordagem qualitativa, sendo a primeira etapa uma análise documental, focada em políticas educacionais brasileiras que orientam a inclusão na Educação Infantil. Além da pesquisa documental, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para complementar as análises. A terceira etapa constituiu uma pesquisa de campo em instituições de Educação Infantil, em Xaxim e Coronel Freitas.A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais (rodas de conversa), que revelaram desafios voltados às políticas de inclusão. Os resultados evidenciam: a falta de conhecimento sobre as políticas de inclusão; a insuficiência na formação continuada de professores nos municípios investigados; desarticulação entre professoras regentes e segundas professoras na elaboração dos planejamentos, e; os desafios enfrentados na educação inclusiva. As conclusões apontam que ainda são necessários esforços e investimentos que garantam as condições para que a escola possa acolher e escolarizar a todos, promovendo uma educação de qualidade, com currículos adequados e práticas pedagógicas que respeitem a diversidade.
Abstract/Resumen: This final paper is about inclusion policies in Early Childhood Education. The general objective is to analyze the operationalization of these policies in the cities of Coronel Freitas/SC and Xaxim/SC, and is divided into the following specific objectives: a) to understand the historical path of inclusion as an educational principle in educational policies; b) to identify the emphasis on inclusion in the set of policies that guide Early Childhood Education; and; c) to analyze the focuses assumed by inclusion in Early Childhood Education in the cities analyzed. The methodological path followed a qualitative approach, with the first stage being a documentary analysis, focused on Brazilian educational policies that guide inclusion in Early Childhood Education. In addition to the documentary research, a bibliographical research was carried out to complement the analyses. The third stage consisted of field research in Early Childhood Education institutions in Xaxim and Coronel Freitas. Data collection was carried out through focus groups (conversation circles), which revealed challenges related to inclusion policies. The results show: lack of knowledge about inclusion policies; the lack of ongoing teacher training in the municipalities investigated; the lack of coordination between teachers and second teachers in the preparation of plans; and the challenges faced in inclusive education. The conclusions indicate that efforts and investments are still needed to ensure the conditions for schools to welcome and educate everyone, promoting quality education, with appropriate curricula and pedagogical practices that respect diversity.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação inclusiva
Políticas públicas
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8395
Data do documento: 2024
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