Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8396
Type: Monografia
Título : Reflexões sobre o refeitório na educação infantil: nutrição, socialização e aprendizagem
Author: Kozooski, Manoeli Loize
First advisor: Seganfredo, Katia Aparecida
Resume: Esta pesquisa foi desenvolvida para o trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC. A pesquisa tem como tema, a importância do espaço do refeitório no desenvolvimento das crianças na educação infantil. A educação infantil desempenha um papel crucial na socialização das crianças, pois é nesse período que são estabelecidas as bases para as interações sociais, o desenvolvimento emocional e a construção da identidade. O espaço na educação infantil não é apenas um lugar físico, mas um ambiente que influencia diretamente o desenvolvimento integral da criança. Ele molda a forma como as crianças aprendem, brincam, interagem e se desenvolvem cognitiva, social e emocionalmente. Esta pesquisa analisa a importância dos refeitórios na educação infantil, considerando este espaço como um ambiente propício para a alimentação, socialização e desenvolvimento. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, teve como fonte de dados a observação e entrevista semiestruturada. O desenvolvimento da pesquisa proporcionou estar em um ambiente, observando e analisando diferentes maneiras de se fazer “a hora do lanche”, sabemos que cada Centro de educação infantil e cada escola tem seus próprios hábitos, mas estando no Pré-escolar Criança Feliz, foi uma amostra do que podemos encontrar, as dificuldades a serem enfrentadas e o que podemos potencializar em outras instituições
Resumen : This research was developed for the conclusion work of the degree course in Pedagogy at the Federal University of the Southern Border, Chapecó campus/SC. The research has as its theme the importance of the cafeteria space in the development of children in early childhood education. Early childhood education plays a crucial role in the socialization of children, as it is during this period that the foundations for social interactions, emotional development, and identity construction are established. Space in early childhood education is not just a physical place, but an environment that directly influences the child's integral development. It shapes how children learn, play, interact, and develop cognitively, socially, and emotionally. This article analyzes the importance of cafeterias in early childhood education, considering this space as an environment conducive to food, socialization and development. This research is characterized as a case study, this research method involves the extensive collection of data and relevant information on the topic in question, it was based on observation and a semi-structured questionnaire. The development of the research provided being in an environment, observing and analyzing different ways of doing "snack time", we know that each early childhood education center and each school has its own habits, but being in the Criança Feliz Preschool, it was a sample of what we can find, the difficulties to be faced and what we can, enhance in other institutions.
Palabras clave : Educação infantil
Escola de ensino infantil
Relação aluno-escola
Espaço escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8396
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KOZOOSKI.pdf857,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.