Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8412
Tipo: Monografia
Título: Inserção da cultura maker associada ao componente curricular de matemática na educação básica: uma revisão sistemática
Autor(es): Dequigiovani, Lara Ketri Pozza
Primeiro Orientador: Kist, Milton
Resumo: A Cultura Maker fomenta a aprendizagem prática e a construção de conhecimento através do fazer, do colocar a . Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar a inserção da Cultura Maker no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A metodologia da pesquisa adotada tem caráter qualitativo, sendo realizada uma Revisão Sistemática em dissertações de mestrado e teses de doutorado na base de dados da Capes, que aplicam sequências didáticas no ensino da matemática utilizando a Cultura Maker. A fundamentação teórica está ancorada pelo construcionismo de Seymour Papert e a análise dos dados será realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, buscando-se identificar os pilares da Cultura Maker, o uso da matemática nas sequências didáticas e os desafios enfrentados pelos educadores
Abstract/Resumen: The Maker Culture promotes practical learning and knowledge construction through “hands-on” activities. Therefore, this study aims to investigate the integration of Maker Culture into the teaching and learning process of Mathematics in Elementary Education. The research methodology used is qualitative, consisting of a systematic review of dissertations and doctoral theses from the ‘Capes’ database, that apply didactic sequences in mathematics teaching using the Maker Culture. The theoretical framework is based on Seymour Papert's constructionism, and the data analysis will be based on Bardin's Content Analysis, aiming to identify the pillars of Maker Culture, the use of mathematics in the didactic sequences, and the challenges faced by educators
Palavras-chave: Construcionismo social
Educação escolar básica
Matemática
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8412
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEQUIGIOVANI.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.