Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8414
Tipo: | Monografia |
Título: | A arte e a performance como forma de subverter a censura na ditadura chilena |
Autor(es): | Prates, Laura Tuschinski |
Primeiro Orientador: | Covalski, Alejandra Maria Rojas |
Resumo: | Esse artigo pretende explorar os impactos da ditadura chilena e como esse período influenciou as linguagens artísticas da época, abordando principalmente as performances realizadas com objetivo de subverter as leis de censura desse período histórico para, dessa forma, inserir uma crítica social. Inicialmente, levantaremos dados acerca da violência na ditadura chilena (1973-1990), e como esta influenciou culturalmente o país, destacando principalmente os aspectos sociais, políticos e artísticos dessa influência. Este trabalho de pesquisa buscará, portanto, analisar a relação entre a ditadura e os movimentos artísticos chilenos que buscaram criticar profundamente a sociedade ditatorial, como as performances Cueca 1 Sola (1978), da agrupación de Familiares de Detenidos Desaparecidos (AFDD) de e La conquista de América (1989), do colectivo Yeguas del Apocalipsis, que criaram formas de expressão política e de combate às leis de censura instauradas nesse período histórico, com destaque à linguagem da performance. Ademais, o artigo explora de que modo essas performances se tornam um símbolo de resistência à opressão ditatorial, a partir da utilização de estratégias que se desviassem da censura. |
Abstract/Resumen: | Este artículo pretende explorar los impactos de la dictadura chilena y cómo ese período influyó en los lenguajes artísticos de la época, abordando principalmente las actuaciones realizadas con el objetivo de subvertir las leyes de censura de ese período histórico para, de esta manera, insertar una crítica social. Inicialmente, vamos a recoger datos sobre la violencia en la dictadura chilena (1973-1990), y cómo esta influyó culturalmente el país, destacando y cómo esta influyó culturalmente o país, destacando principalmente los aspectos sociales, políticos y artísticos de esa influencia. Este trabajo de investigación buscará, por lo tanto, analizar la relación entre la dictadura y los movimientos artísticos chilenos que buscaron criticar profundamente a la sociedad dictatorial, como las performances Cueca Sola (1978), del grupo Familiares de Detenidos Desaparecidos (AFDD) de la Conquista de América del colectivo Yeguas del Apocalipsis, que crearon formas de expresión política y de lucha contra las leyes de censura instauradas en ese período histórico, destacando el lenguaje de la performance, que es una expresión artística que utiliza el cuerpo de los involucrados y el escenario/ entorno para realizar una intervención o instalación en vivo, la performance busca causar impacto o un cambio en el espectador y participante. |
Palavras-chave: | Ditadura Resistência Censura Performance Chile |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8414 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRATES.pdf | 868,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.