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Tipo: Monografia
Título: A relação entre a estimulação precoce e o alcance dos marcos de desenvolvimento da pessoa com trissomia do 21
Autor(es): Sabioni, Lívia de Oliveira
Primeiro Orientador: Rabello, Renata dos Santos
Segundo Orientador: Pulga, Vanderléia Laodete
Primeiro coorientador: Mustacchi, Zan
Segundo coorientador: Salmona, Patrícia
Primeiro membro da banca: Rabello, Renata dos Santos
Segundo membro da banca: Dal Maso, Daniela de Almeida
Terceiro membro da banca: Sandoval, Laura Guimarães
Resumo: Introdução: A Trissomia do 21 (21), conhecida como Síndrome de Down, é uma ocorrência genética que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. O presente estudo investiga a faixa etária da realização dos marcos de desenvolvimento e a relação desses marcos com a estimulação precoce. Metodologia: A pesquisa foi realizada em Passo Fundo, Rio Grande do Sul e em Vitória e Serra, no Espírito Santo, a partir da realização de entrevistas com 64 responsáveis de crianças e adolescentes com T21. O estudo se deu através de abordagem mista, em uma coorte retrospectiva, sobre a percepção do diagnóstico, perfil sociodemográfico e de saúde da amostra, assim como, a investigação da exposição à estimulação precoce e o desenvolvimento infantil. Resultados: Indicam uma maior prevalência de cardiopatias, alterações na tireoide, de sono e de internações hospitalares nessa amostra. Também, notou-se que todos iniciaram a estimulação antes dos três anos de idade, entretanto, com experiências divergentes. Assim, quase metade das crianças se enquadram em um grupo categorizado como de estimulação escassa, ou seja, que poderia ser aprimorado no sentido de início precoce, ininterrupção das terapias e abordagem interprofissional. Outrossim, a análise revelou que a impressão do diagnóstico e as orientações recebidas devem ser aprimoradas. Conclusão: Conclui-se que, a formação adequada dos profissionais é imprescindível para melhorar a abordagem do diagnóstico e das orientações sobre a trissomia do 21, a importância da estimulação precoce, além da implementação de políticas públicas que garantam o acesso aps que necessitam e o apoio para realização de mais pesquisas que avaliem a aplicação dessa intervenção precoce, a fim de qualificar o cuidado integral para esta população.
Abstract/Resumen: Introduction: Trisomy 21 (T21), known as Down syndrome, is a genetic occurrence that affects the neuropsychomotor development of children. This study investigates the age range at which developmental milestones are achieved and the relationship of these milestones with early intervention. Methodology: The research was conducted in Passo Fundo, Rio Grande do Sul, and in Vitória and Serra, Espírito Santo, based on interviews with 64 caregivers of children and adolescents with T21. This study followed a mixed approach, in a retrospective cohort, exploring perceptions of the diagnosis, sociodemographic and health profile of the sample, as well as examining exposure to early intervention and child development. Results: The findings indicate a higher prevalence of heart disease, thyroid disorders, sleep issues, and hospitalizations within this sample. Additionally, it was observed that all participants began early intervention before the age of three, although experiences varied. Nearly half of the children were categorized as receiving limited stimulation, suggesting room for improvement in terms of earlier initiation, uninterrupted therapies, and a multidisciplinary approach. Furthermore, the analysis revealed that the perception of the diagnosis and the guidance received should be enhanced. Conclusion: The study concludes that adequate professional training is essential to improve the approach to diagnosis and guidance on trisomy 21, the importance of early intervention, as well as the implementation of public policies that ensure access to those in need. It also highlights the need for more research to evaluate early intervention application, aiming to improve comprehensive care for this population.
Palavras-chave: Síndrome de Down
Estimulação
Desenvolvimento infantil
Trissomia do 21 ver síndrome de Down
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8419
Data do documento: 2024
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