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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8431
Tipo: | Monografia |
Título: | Uma proposta de inclusão escolar através do hip-hop na E.B.M. Victor Meirelles, em Chapecó, SC |
Autor(es): | Geremia, Winissius |
Primeiro Orientador: | Covalski, Alejandra Maria Rojas |
Resumo: | O Hip-Hop é um movimento sócio-cultural que possui uma forte representatividade histórica, especialmente entre a população periférica e de classes baixas, que frequentemente enfrenta desafios impostos por políticas culturais hegemônicas. Nesse contexto, o Hip-Hop se destaca como uma ferramenta poderosa para desconstruir visões culturais etnocêntricas, principalmente no ambiente escolar. A prática desse movimento nas escolas pode ser uma forma eficaz de promover a identificação cultural entre os jovens, permitindo que eles compreendam, resistam e rebatam as ideias e políticas dominantes, abrindo um espaço para se tornarem visíveis. O movimento Hip-Hop oferece um espaço onde os estudantes podem se expressar de diversas maneiras, como através da música, dança e graffiti, contribuindo para a construção de um diálogo cultural significativo. Essa abordagem não apenas reconhece a diversidade de expressões culturais, mas também promove a inclusão e a interculturalidade, aspectos fundamentais para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Assim, portanto, o Hip-Hop torna-se um instrumento educacional que possibilita aos jovens tornarem-se agentes transformadores de sua própria formação. O artigo em questão visa analisar e entender as práticas culturais relacionadas ao Hip-Hop que já estão sendo realizadas na cidade de Chapecó, além de propor novas atividades que possam ser implementadas nas escolas. A pesquisa se orienta por estudos anteriores sobre multiculturalismo e interculturalidade, buscando desconstruir a visão etnocêntrica que ainda permeia muitas políticas e práticas pedagógicas. A proposta é valorizar as diferenças culturais e promover um ambiente escolar mais inclusivo, onde todos os alunos possam se sentir representados e valorizados. Em resumo, o Hip-Hop não é apenas uma forma de arte, mas uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social, capaz de enriquecer a experiência educacional e promover um ambiente de respeito e diversidade nas escolas. Através dessa prática, é possível construir um espaço onde a pluralidade cultural é celebrada e onde os jovens podem se desenvolver plenamente como indivíduos e cidadãos. |
Abstract/Resumen: | El Hip-Hop es un movimiento sociocultural que posee una fuerte representatividad histórica, especialmente entre la población periférica y de clases bajas, que a menudo se enfrenta a los desafíos impuestos por las políticas culturales hegemónicas. En este contexto, el hip-hop se destaca como una herramienta poderosa para deconstruir visiones culturales etnocéntricas, principalmente en el ambiente escolar. La práctica de este movimiento en las escuelas puede ser una forma eficaz de promover la identificación cultural entre los jóvenes, permitiéndoles comprender, resistir y rebatir las ideas y políticas dominantes. El movimiento Hip-Hop ofrece un espacio donde los estudiantes puedan expresarse de muchas maneras, como a través de la música, el baile y el graffiti, contribuyendo a la construcción de un diálogo cultural significativo. Este enfoque no solo reconoce la diversidad de expresiones culturales, sino que también promueve la inclusión y la interculturalidad, aspectos fundamentales para la formación de ciudadanos críticos y conscientes. Así pues, el Hip-Hop se convierte en un instrumento educativo que permite a los jóvenes convertirse en agentes transformadores de su propia formación. El proyecto en cuestión tiene como objetivo analizar y comprender las prácticas culturales relacionadas con el Hip-Hop que ya se están realizando en la ciudad de Chapecó, además de proponer nuevas actividades que puedan ser implementadas en las escuelas. La propuesta es valorizar las diferencias culturales y promover un ambiente escolar más inclusivo, donde todos los alumnos puedan sentirse representados y valorados. En resumen, el hip-hop no es solo una forma de arte, sino una poderosa herramienta de inclusión y transformación social, capaz de enriquecer la experiencia educativa y promover un ambiente de respeto y diversidad en las escuelas. Con esta práctica, es posible construir un espacio donde se celebra la pluralidad cultural y donde los jóvenes pueden desarrollarse plenamente como individuos y ciudadanos. |
Palavras-chave: | Hip Hop Escola pública Inclusão social Interculturalidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8431 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Letras |
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