Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8436
Tipo: | Monografia |
Título: | A mitologia como meio de aproximação entre a literatura clássica e a literatura juvenil: uma análise comparativa de Os Lusíadas e O Último Olimpiano |
Autor(es): | Montagna, Carla |
Primeiro Orientador: | Valle, Diego Gomes do |
Resumo: | Este artigo, situado no campo da Literatura Comparada, analisa a utilização da mitologia como uma ponte entre a literatura clássica e a literatura juvenil. A questão central da pesquisa é: De que forma a mitologia pode aproximar os jovens leitores de obras clássicas? Para responder a essa questão, foi realizada uma análise comparativa de fragmentos de Os Lusíadas, de Luís de Camões, e O Último Olimpiano, de Rick Riordan. O objetivo principal é investigar como a presença de elementos mitológicos em obras juvenis pode despertar o interesse dos leitores pelo conteúdo clássico. A pesquisa parte da hipótese de que a familiaridade dos jovens com a mitologia greco-romana em narrativas modernas facilita a transição para a literatura clássica. A metodologia adotada envolve a análise dos trechos mitológicos presentes nas duas obras, destacando suas similaridades e diferenças na abordagem dos mitos. A pesquisa também apresenta uma proposta de sequência didática que integre teoria e prática, incentivando o letramento literário e a apreciação crítica das obras analisadas. Os resultados esperados apontam para a potencialidade de usar a mitologia como estratégia eficaz na formação de leitores mais engajados com a literatura clássica. |
Abstract/Resumen: | Este artículo, situado en el campo de la Literatura Comparada, analiza el uso de la mitología como un puente entre la literatura clásica y la literatura juvenil. La pregunta central de la investigación es: ¿De qué manera la mitología puede acercar a los jóvenes lectores de las obras clásicas? Para responder a esta pregunta, se realizó un análisis comparativo de fragmentos de Os Lusíadas, de Luis de Camões, y O Último Olimpiano, de Rick Riordan. El objetivo principal es investigar cómo la presencia de elementos mitológicos en obras juveniles puede despertar el interés de los lectores por el contenido clásico. La investigación parte de la hipótesis de que la familiaridad de los jóvenes con la mitología grecorromana en narraciones modernas facilita la transición hacia la literatura clásica. La metodología adoptada involucra el análisis de los fragmentos mitológicos presentes en ambas obras, destacando sus similitudes y diferencias en el abordaje de los mitos. La investigación también presenta una propuesta de secuencia didáctica que integre teoría y práctica, fomentando la alfabetización literaria y la apreciación crítica de las obras analizadas. Los resultados esperados apuntan para la potencialidad de usar la mitología como estrategia eficaz en la formación de lectores más comprometidos con la literatura clásica. |
Palavras-chave: | Mitologia Literatura infantojuvenil Literatura clássica Análise de texto Didática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8436 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONTAGNA.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.