Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/845
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
dc.creator | Dariva, Deivane | - |
dc.date | 2014-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T19:32:59Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03 | - |
dc.date.available | 2017-08-03T19:32:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/845 | - |
dc.description.resumo | A escola é o local onde acontece o processo de alfabetização. A criança chega a esse espaço com muitas informações e conhecimento, cabendo ao professor aprimorá-los para que, dessa forma, a alfabetização aconteça de maneira efetiva e o educando seja capaz de intervir na sociedade letrada na qual está inserido, de forma crítica e que, além disso, o mesmo conheça os usos sociais da escrita. Atualmente, apenas alfabetizar no sentido de ler e decodificar os símbolos linguísticos já não é mais suficiente. É necessário que aconteça a incorporação do termo letramento enquanto instância que promove o resgate da cidadania e a criticidade com relação à realidade do sujeito. Dessa forma, intervenções críticas e contextualizadas com as exigências que a sociedade realiza é fundamental para o exercício da cidadania. Por isso, analisar as concepções de letramento e alfabetização presentes nos livros didáticos, do ciclo de alfabetização, adotados por uma escola da rede pública municipal é o objetivo deste trabalho. O estudo se baseará principalmente no acervo que compreende primeiro ano, segundo ano e terceiro ano, do intervalo dos anos de 2013 até o ano de 2015. Dessa forma, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental e o seu desenvolvimento acontece por meio de buscas de textos, artigos e publicações diversas sobre o assunto. Para fundamentar o trabalho dialogaremos com os autores Soares (2003, 2004), Kleiman (1995), Mortatti (2004), Freire (2005) e Cagliari (1999), os quais pesquisam sobre o tema abordado. A observação e análise desses livros didáticos permitiram inferir que os mesmos podem ser um instrumento de subsídio para o trabalho docente, mas não contemplam questões como a realidade histórica/cultural e linguística dos educandos. Além disso, apresentam-se como uma forma de reprodução da cartilha, com a ideia de que a alfabetização é simplesmente mera decodificação dos símbolos linguísticos. Esses livros didáticos trazem atividades que não condizem com os ideais de alfabetizar letrando as crianças, apenas reproduzem o modelo tradicional de Alfabetização. Por isso, buscar complementos para o processo de Alfabetização e Letramento é desafio para os envolvidos neste ciclo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T17:53:42Z No. of bitstreams: 1 DARIVA.pdf: 3008111 bytes, checksum: 48ca7318d41e3348cd395b4dccb57740 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:32:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DARIVA.pdf: 3008111 bytes, checksum: 48ca7318d41e3348cd395b4dccb57740 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-03T19:32:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DARIVA.pdf: 3008111 bytes, checksum: 48ca7318d41e3348cd395b4dccb57740 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Letramento e alfabetização: as concepções presentes nos livros didáticos do ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DARIVA.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.