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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.creatorDariva, Deivane-
dc.date2014-12-12-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:32:59Z-
dc.date.available2017-08-03-
dc.date.available2017-08-03T19:32:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/845-
dc.description.resumoA escola é o local onde acontece o processo de alfabetização. A criança chega a esse espaço com muitas informações e conhecimento, cabendo ao professor aprimorá-los para que, dessa forma, a alfabetização aconteça de maneira efetiva e o educando seja capaz de intervir na sociedade letrada na qual está inserido, de forma crítica e que, além disso, o mesmo conheça os usos sociais da escrita. Atualmente, apenas alfabetizar no sentido de ler e decodificar os símbolos linguísticos já não é mais suficiente. É necessário que aconteça a incorporação do termo letramento enquanto instância que promove o resgate da cidadania e a criticidade com relação à realidade do sujeito. Dessa forma, intervenções críticas e contextualizadas com as exigências que a sociedade realiza é fundamental para o exercício da cidadania. Por isso, analisar as concepções de letramento e alfabetização presentes nos livros didáticos, do ciclo de alfabetização, adotados por uma escola da rede pública municipal é o objetivo deste trabalho. O estudo se baseará principalmente no acervo que compreende primeiro ano, segundo ano e terceiro ano, do intervalo dos anos de 2013 até o ano de 2015. Dessa forma, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental e o seu desenvolvimento acontece por meio de buscas de textos, artigos e publicações diversas sobre o assunto. Para fundamentar o trabalho dialogaremos com os autores Soares (2003, 2004), Kleiman (1995), Mortatti (2004), Freire (2005) e Cagliari (1999), os quais pesquisam sobre o tema abordado. A observação e análise desses livros didáticos permitiram inferir que os mesmos podem ser um instrumento de subsídio para o trabalho docente, mas não contemplam questões como a realidade histórica/cultural e linguística dos educandos. Além disso, apresentam-se como uma forma de reprodução da cartilha, com a ideia de que a alfabetização é simplesmente mera decodificação dos símbolos linguísticos. Esses livros didáticos trazem atividades que não condizem com os ideais de alfabetizar letrando as crianças, apenas reproduzem o modelo tradicional de Alfabetização. Por isso, buscar complementos para o processo de Alfabetização e Letramento é desafio para os envolvidos neste ciclo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T17:53:42Z No. of bitstreams: 1 DARIVA.pdf: 3008111 bytes, checksum: 48ca7318d41e3348cd395b4dccb57740 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T19:32:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DARIVA.pdf: 3008111 bytes, checksum: 48ca7318d41e3348cd395b4dccb57740 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleLetramento e alfabetização: as concepções presentes nos livros didáticos do ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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