Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8494
Tipo: | Dissertação |
Título: | A mulher cientista na perspectiva CTS: uma análise em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias |
Autor(es): | Konzen, Alessandra Nilles |
Primeiro Orientador: | Santos, Rosemar Ayres dos |
Primeiro membro da banca: | Scheid, Neusa Maria John |
Segundo membro da banca: | Porro, Silvia |
Resumo: | Esta pesquisa discute uma problemática social, sendo ela a invisibilidade da figura feminina cientista, bem como de suas contribuições para o meio científico-tecnológico. Desse modo, com a realização da pesquisa buscamos repensar os incentivos dados para as meninas e mulheres e trazer a Educação CTS como um meio de problematizar a temática social nas salas de aulas e currículos. Visto isso, partindo da problemática de pesquisa: Qual o papel da cientista feminina na perspectiva da Educação CTS ao longo da história na educação e como isso está ou não presente em livros didáticos brasileiros? E objetivando compreender, caracterizar e analisar de que formas a figura feminina cientista é apresentada em Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na perspectiva da Educação CTS. Procedendo a problemática e objetivo geral, a pesquisa dividiu-se em problemas e objetivos específicos sendo subdividida em quatro capítulos, cada um correspondente a um artigo submetido ou a ser submetido em um periódico. O primeiro capítulo/artigo corresponde a uma revisão bibliográfica de teses e dissertações brasileiras que tratam das mulheres cientistas na perspectiva da Educação CTS. O segundo capítulo/artigo se trata de uma análise documental nos documentos oficiais curriculares na busca por menções relacionadas a figura feminina cientista na perspectiva da Educação CTS, ambos os capítulos/artigos buscando contribuir no aporte teórico da dissertação. O terceiro capítulo/artigo apresenta uma análise dos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na busca por imagens de mulheres cientistas na perspectiva da Educação CTS. O quarto capítulo/artigo investiga as menções femininas de cientistas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias que constam nos Livros Didáticos. Quanto a análise metodológica, a qual envolve pesquisa bibliográfica e documental, utilizamos a Análise Textual Discursiva em toda a sua composição. Durante os capítulos/artigos apontamos que, por vezes, apesar da representação feminina ser maior quando comparada a masculina, permanece a reprodução de estereótipos da pessoa Cientista, retratando-a branca, cabelos grisalhos, idosa, usando óculos, no laboratório ao lado de suas vidrarias. Esses fatos podem remeter que somente foi produzido ciência-tecnologia em anos passados e por pessoas brancas. Além disso, questões de gênero, contribuições femininas para a ciência-tecnologia tampouco são trazidas. Quando nos referimos a menções elas ocorrem demasiado pouco e quando aparecem estão a sombra dos homens ou, aparentemente, feito pouco caso, trazendo brevemente sobre sua contribuição em uma sessão especial do Livros Didáticos ou em figuras. |
Abstract/Resumen: | This research discusses a social issue, namely the invisibility of the female scientist figure, as well as her contributions to the scientific-technological environment. Therefore, by carrying out the research we sought to rethink the incentives given to girls and women and bring CTS Education as a means of problematizing social issues in classrooms and curricula. Given this, starting from the research problem: What is the role of the female scientist from the perspective of STS Education throughout the history of education and how is this present or not in Brazilian textbooks? And aiming to understand, characterize and analyze how the female scientist figure is presented in Textbooks of Natural Sciences and their Technologies from the perspective of STS Education. Proceeding to the general problem and objective, the research was divided into specific problems and objectives and was subdivided into four chapters, each corresponding to an article submitted or to be submitted to a journal. The first chapter/article corresponds to a bibliographical review of Brazilian theses and dissertations that deal with women scientists from the perspective of CTS Education. The second chapter/article is a documentary analysis of official curricular documents in the search for mentions related to the female scientist figure from the perspective of CTS Education, both chapters/articles seeking to contribute to the theoretical contribution of the dissertation. The third chapter/article (under construction) presents an analysis of Natural Sciences Textbooks and their Technologies in the search for images of women scientists from the perspective of CTS Education. The fourth chapter/article investigates the female mentions of scientists in the area of Natural Sciences and their Technologies that appear in Textbooks. As for methodological analysis, which involves bibliographic and documentary research, we used Discursive Textual Analysis throughout its composition. During the chapters/articles we point out that, sometimes, despite the female representation being greater when compared to the male, the reproduction of stereotypes of the Scientist person remains, portraying her as white, gray haired, elderly, wearing glasses, in the laboratory next to her glassware. These facts may indicate that science-technology was only produced in past years and by white people. Furthermore, gender issues and female contributions to science-technology are not brought up either. When we refer to mentions, they occur very little and when they do appear, they are in the shadow of men or are ignored, briefly mentioning their contribution in a special section of Textbooks or in figures. |
Palavras-chave: | Invisibilidade Figura feminina Currículo Ensino de Ciências Educação Estereótipos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8494 |
Data do documento: | 2025 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KONZEN.pdf | 983,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.