Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8495
Tipo: | Dissertação |
Título: | A história da ciência na educação básica brasileira: reflexões a partir do currículo na área de ciências da natureza |
Autor(es): | Gasperi, Angélica Maria de |
Primeiro Orientador: | Emmel, Rúbia |
Primeiro membro da banca: | Leite, Fabiane de Andrade |
Segundo membro da banca: | Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
Resumo: | A História da Ciência é fundamental para o Ensino de Ciências, ao buscar o processo de problematização e o contexto de reconstrução do conhecimento humano. Contudo há uma preocupação referente à existência e ao modo como é desenvolvida essa temática no currículo da área de Ciências da Natureza na Educação Básica. A pesquisa teve como objetivo geral: Analisar as abordagens de História da Ciência propostas nos documentos curriculares para o Ensino de Ciências na Educação Básica brasileira. A investigação é qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, em que foi utilizada a análise de conteúdo. O estado do conhecimento da História da Ciência e o Ensino de Ciências na/para a Educação Básica, das pesquisas brasileiras apontaram uma polarização destas nas Regiões Sudeste e Sul do país, e o predomínio dos focos temáticos na História da Ciência com a utilização de Sequência Didática. Na segunda parte, realizou-se a análise dos estilos de pensamento que caracterizam as pesquisas brasileiras de dissertações e teses no tema. Os resultados revelaram que o estilo de pensamento instaurado é o que articula a História da Ciência no Ensino de Ciências como um estilo humanizado e contextualizado. Na terceira parte, realizou-se a análise comparativa das abordagens da História da Ciência identificadas nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular da área de Ciências da Natureza e as relações possíveis em oito Livros Didáticos da área do Ensino Fundamental. O documento apresenta habilidades que se articulam com a História da Ciência, mas identificou-se excertos que não possuem relação com estas habilidades, constatou-se uma abordagem da História da Ciência linear, pois não possuía a problematização da reconstrução do conhecimento humano. Na quarta parte, analisou-se os excertos da História da Ciência em oito Livros Didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. As análises demonstraram uma abordagem que se limita a uma História da Ciência linear, vinculada a teoria de currículo tradicional, com um caráter informativo, responsável por distorcer o conhecimento e distanciar os estudantes brasileiros do saber, pois há falta de significado nesse conhecimento científico eurocêntrico e distante do cotidiano. |
Abstract/Resumen: | The History of Science is fundamental to Science Teaching, as it seeks the problematization process and the context of reconstruction of human knowledge. However, there is concern regarding the existence and way in which this theme is developed in the Natural Sciences curriculum in Basic Education. The research had the general objective: Analyze the History of Science approaches proposed in curricular documents for Science Teaching in Brazilian Basic Education. The research is qualitative, bibliographic and documentary, in which content analysis was used. The state of knowledge of the History of Science and Science Teaching in/for Basic Education, Brazilian research pointed to a polarization of these in the Southeast and South Regions of the country, and the predominance of thematic focuses in the History of Science with the use of Sequence Didactics. In the second part, the thinking styles that characterize Brazilian research on dissertations and theses on the topic were analyzed. The results revealed that the established style of thinking is what articulates the History of Science in Science Teaching as a humanized and contextualized style. In the third part, a comparative analysis was carried out of the History of Science approaches identified in the skills of the National Common Curricular Base in the area of Natural Sciences and the possible relationships in eight Textbooks in the area of Elementary Education. Science approach was found, as it did not have the problematization of the reconstruction of human knowledge. In the fourth part, excerpts from the History of Science were analyzed in eight Natural Science Textbooks for Elementary School. The analyzes demonstrated an approach that is limited to a linear History of Science, linked to traditional curriculum theory, with an informative character, responsible for distorting knowledge and distancing Brazilian students from knowledge, as there is a lack of meaning in this Eurocentric scientific knowledge and far from everyday life. |
Palavras-chave: | Currículo Livro Didático Ciências da Natureza Educação Básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8495 |
Data do documento: | 2025 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GASPERI.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.