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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8496
Tipo: | Dissertação |
Título: | O currículo nos anos iniciais do ensino fundamental: experimentações do escriler no ensino de ciências |
Autor(es): | Schaurich, Catiane |
Primeiro Orientador: | Nicolay, Deniz Alcione |
Primeiro membro da banca: | Adó, Máximo Daniel Lamela |
Segundo membro da banca: | Rigo, Neusete Machado |
Resumo: | A presente dissertação tem como principal objetivo investigar a experimentAção da escrileitura na dimensão curricular do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para problematizar formas de ensinar e aprender. No intuito de ampliar a problematização acerca do tema, bem como analisar reflexivamente as abordagens curriculares da área neste segmento de ensino, buscamos aportes teóricos embasados principalmente nos autores Foucault (2013), Corazza (2011), Chaves (2013), Silva (2022), Lopes (2011), Williams (2013), Dalarosa (2011) e Paraiso (2012) entre outros, os quais nos propiciaram a ampliação do conhecimento sobre o Currículo no Ensino de Ciências e as possíveis relações com a experimentAção da escrileitura. O conceito escrileitura se refere a escrita-pela-leitura ou leitura-pela-escrita, não remetendo a escrita e a leitura somente a alfabetização ou letramento científico, mas sim como práticas sociais e culturais, tendo a experimentação como condição da aprendizagem no sentido de experimentar/ações, que convoquem o exercício do pensar como matéria de criação, visando a produção da diferença. Nosso trabalho, mobiliza reflexões sobre alguns conceitos que compõem os cadernos do Projeto Escrileituras: um modo de ler e escrever em meio a vida, coordenado por Sandra Mara Corazza, a qual trazia a jubilosa ideia de que a educação se faz e se sente com todo o corpo. Por meio de oficinas o projeto tensionava noções de criação, tradução, transcriação, escrita, leitura, procedimentos, avaliação, diferenças, didática, entre outras. Para conduzir a análise buscamos nos aproximar das abordagens teórico-metodológica na vertente dos estudos pós-críticos, onde não há uma metodologia específica, que aponte um “passo a passo”, mas estudo é constituído com o movimento do pesquisador, criando outras interpretações da pesquisa científica. |
Abstract/Resumen: | The main objective of this dissertation is to investigate the experimentation of writing in the curricular dimension of Science Teaching in the Early Years of Elementary School, to problematize ways of teaching and learning. In order to expand the problematization regarding the topic, as well as reflexively analyze the curricular approaches of the area in this teaching segment, we sought theoretical contributions based mainly on the authors Foucault (2013), Corazza (2011), Chaves (2013), Silva (2022) , Lopes (2011), Williams (2013), Dalarosa (2011) and Paraiso (2012) among others, which allowed us to expand our knowledge about the Science Teaching Curriculum and the possible relationships with the experimentation of writing. The concept of writing refers to writing-through-reading or reading-through-writing, not referring writing and reading only to literacy or scientific literacy, but rather as social and cultural practices, as well as experimentation. as a condition for learning in the sense of experimentation/actions, which call for the exercise of thinking as a matter of creation, aiming at the production of difference. Our work mobilizes reflections on some concepts that make up the notebooks of the Escrileituras Project: a way of reading and writing in the midst of life, coordinated by Sandra Mara Corazza, who brought the joyful idea that education is done and felt with everyone the body. Through workshops, the project tensioned notions of creation, translation, transcreation, writing, reading, procedures, evaluation, differences, didactics, among others. To conduct the analysis, we seek to approach theoretical-methodological approaches in the field of post-critical studies, where there is no specific methodology, such as a method that indicates a “step by step”, but the study is constituted with the movement of the researcher, creating other interpretations of scientific research. |
Palavras-chave: | Currículo Ensino de Ciências Escrileitura ExperimentAção |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8496 |
Data do documento: | 2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
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