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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8497
Tipo: | Dissertação |
Título: | Potencialidades pedagógicas dos filmes: educação em saúde na perspectiva de professores de ciências biológicas em formação inicial |
Autor(es): | Pauletti, Eloisa da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Eliane Gonçalves dos |
Primeiro membro da banca: | Marinho, Julio Cesar Bresolin |
Segundo membro da banca: | Wenzel, Judite Scherer |
Resumo: | O presente estudo é voltado para formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). E está vinculado à linha dois do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Nossa intenção está em apresentar a utilização do cinema, para refletir a temática Saúde no processo formativo de professores, a fim de fomentar discussões sobre a alfabetização científica e o negacionismo científico. Para isso, temos como problemática norteadora: Quais entendimentos de Saúde e de Ciência apresentam professores de Ciências Biológicas (CB) em formação inicial a partir de uma intervenção com filmes? Tem-se como objetivo, analisar o papel do filme Sonhos Tropicais nas aprendizagens de professores de Ciências Biológicas em formação inicial a partir do desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas sobre saúde e o negacionismo da Ciência. A pesquisa é de natureza qualitativa em Educação, com recorte para o Ensino de Ciências, tomando como base teórica e metodológica a abordagem histórico-cultural de Vigotski (1995, 2008). Participaram da pesquisa dezoito licenciandos/as de uma turma de Prática de Ensino: Epistemologia no Ensino de Ciências, do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). O estudo foi desenvolvido em quatro etapas, sendo a primeira, a análise na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), sobre a utilização do cinema no ensino de Ciências Biológicas. A segunda, uma análise das discussões acerca da evolução das compreensões de professores em formação inicial em CB sobre saúde. A terceira, a descrição das discussões que a utilização do cinema em sala de aula pode promover, com a temática Educação em Saúde (ES) e negacionismo da Ciência por professores de CB e as suas influências na elaboração de significados acerca da alfabetização científica. A quarta etapa, foi a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas e apresentadas pelos/as licenciandos/as diante das intencionalidades pedagógicas utilizadas pelas professoras formadoras durante o processo de formação. Os dados produzidos sinalizam para a importância da abordagem e debate do assunto Educação em Saúde e negacionismo científico em ambientes formativos, principalmente quando esse se dá pelo viés investigativo. Para tanto, a utilização de diferentes instrumentos pedagógicos como: filmes, aula expositiva dialogada, textos, nuvem de palavras, charges, diário de formação entre outros, em sala de aula, tiveram como intencionalidade pedagógica promover o desenvolvimento e a compreensão da saúde, que consideram o sujeito em sua integralidade, além de possibilitar a partir da mediação do outro o entendimento dos determinantes sociais que influem na saúde individual e coletiva. Com essa pesquisa notamos o quanto o ensino de Educação em Saúde é um tema emergente na sociedade, mas, com pouca discussão nos meios formativos e também verificamos o potencial do filme para a transformação da prática educativa em saúde com professores em formação. |
Abstract/Resumen: | This study is aimed at the initial training of teachers in the area of Nature Sciences and their Technologies (CNT). And it is linked to line two of the Graduate Program in Science Teaching (PPGEC). Our intention is to present the use of cinema, to reflect the theme Health in the formative process of teachers, in order to foster discussions about scientific literacy and scientific denialism. For this, we have as a guide problem: What understandings of Health and Science present teachers of Biological Sciences (CB) in initial training from an intervention with films? The objective is to analyze the role of the film Tropical Dreams in the learning of biological science teachers in initial training from the development of different pedagogical practices on health and the denialism of science. The research is qualitative in Education, with a cut-out for Science Teaching, based on vigotski's historical-cultural approach (1995, 2008). Eighteen undergraduates of a teaching practice class: Epistemology in Science Teaching, biological sciences course, Federal Universidade Fronteira Sul (UFFS) participated in the research. The study was developed in four stages, the first being the analysis in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), on the use of cinema in the teaching of Biological Sciences. The second, an analysis of the discussions about the evolution of the understandings of teachers in initial training in CB on the aúde. The third, the description of the discussions that the use of cinema in the classroom can promote, with the theme Health Education (ES) and denialism of Science by CB teachers and its influences in the elaboration of meanings about scientific literacy. The fourth stage was the analysis of pedagogical practices developed and presented by the undergraduates in the face of pedagogical intentions that were made by the training teachers during the training process. The data produced indicate the importance of the approach and debate of the subject Health Education and scientific negaism in formative environments, especially when this occurs through the investigative bias. To this end, the use of different pedagogical instruments such as: films, dialogued exhibition class, texts, word cloud, cartoons, training diary, among others, in the classroom, had as pedagogical intention to promote the development and understanding of health, which they consider the subject in its integrality, besides enabling from the mediation of the other the understanding of the social determinants that influence individual and collective health. With this research we noticed how much the teaching of Health Education is an emerging theme in society, but with little discussion in the formative media and we also verified the potential of the film for the transformation of educational practice in health with teachers in training. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Saúde e negacionismo científico Alfabetização Científica Cinema Instrumento Pedagógico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8497 |
Data do documento: | 2023 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
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