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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de ciências no currículo de cursos normais: articulações entre a educação integral e ciência, tecnologia e sociedade
Autor(es): Boz, Jaqueline
Primeiro Orientador: Rigo, Neusete Machado
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Segundo membro da banca: Santos, Rosemar Ayres dos
Resumo: Esta dissertação investiga o Ensino de Ciências no currículo de Cursos Normais das instituições de ensino vinculadas a 17ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo é conduzido com ênfase no Ensino de Ciências, na perspectiva da Educação Integral e suas relações com a Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os Cursos Normais possuem nível médio de ensino, e, apesar de a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/96) exigir a formação mínima para a docência em nível superior, esta admite que a formação inicial de professores para a educação infantil e anos iniciais ocorra no Curso Normal. A Educação Integral é uma concepção de educação que busca ir além da simples transmissão de conhecimento acadêmico. Ela visa à formação humana em suas diversas dimensões e a integração da escola com a comunidade, proporcionando uma formação significativa para o desenvolvimento integral do indivíduo. Nesse contexto, o Ensino de Ciências representa um papel fundamental, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos cognitivos, sociais, emocionais e culturais, ao mesmo tempo em que os prepara para enfrentar os desafios do mundo moderno em uma sociedade cada vez mais complexa e tecnológica. A problemática da pesquisa se dá a partir do questionamento sobre os cursos normais habilitarem os professores para atuar nos anos iniciais e quanto à formação que estes oferecem no ensino de Ciências: Como o ensino de Ciências no Curso Normal contribui para uma proposta de Educação Integral? Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o Ensino de Ciências no currículo do Curso Normal e suas relações para a formação inicial de professores na perspectiva da Educação Integral. Para atingir esses objetivos a metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica e documental, explorando documentos legais norteadores da educação básica, em especial do Curso Normal. A pesquisa revela que o Ensino de Ciências apresenta possibilidades para contribuir com a Educação Integral a partir de uma integração com a Educação, a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Essa convergência evidencia a importância intrínseca do Ensino de Ciências na promoção de uma formação integral ao aluno, capaz de desenvolvê-lo em todas as dimensões humanas, sejam elas, cognitivas, sociais, emocionais ou culturais.
Abstract/Resumen: This dissertation investigates Science Teaching in the Normal Courses curriculum of educational institutions linked to the 17th Regional Education Coordination of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The study is conducted with an emphasis on Science Teaching, from the perspective of Integral Education and its relationships with Science, Technology and Society. Normal Courses have a secondary level of education, and, although the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education (Law 9,394/96) requires minimum training for teaching at a higher level, it admits that the initial training of teachers for education in kindergarten and early years occurs in the Normal Course. Integral Education is a concept of education that seeks to go beyond the simple transmission of academic knowledge. It aims at human development in its various dimensions and the integration of the school with the community, providing significant training for the integral development of the individual. In this context, Science Teaching plays a fundamental role, contributing to the development of students in cognitive, social, emotional and cultural aspects, while preparing them to face the challenges of the modern world in an increasingly complex and complex society. technological. The research problem arises from the question about whether normal courses enable teachers to work in the initial years and about the training they offer in teaching Science: How does teaching Science in the Normal Course contribute to a proposal for Integral Education? Thus, the research has the general objective of analyzing Science Teaching in the Normal Course curriculum and its relations to the initial training of teachers from the perspective of Integral Education. To achieve these objectives, the methodology used involved bibliographic and documentary research, exploring legal documents guiding basic education, especially the Normal Course. The research reveals that Science Teaching presents possibilities to contribute to Integral Education through integration with Education, Science, Technology and Society. This convergence highlights the intrinsic importance of Science Teaching in promoting comprehensive training for students, capable of developing them in all human dimensions, be they cognitive, social, emotional or cultural.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Curso Normal
Educação Integral
Educação CTS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8498
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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