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Tipo: Dissertação
Título: Processos de investigação-formação-ação no ensino de ciências e suas implicações na formação de professoras dos anos iniciais
Autor(es): Teixeira, Kaliandra Pacheco
Primeiro Orientador: Emmel, Rúbia
Primeiro membro da banca: Wirzbicki, Sandra Maria
Segundo membro da banca: Bartelmebs, Roberta Chiesa
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre os processos de investigação-formação-ação no ensino de Ciências e suas implicações na formação de professores dos Anos Iniciais. Desse modo, teve-se como objetivo geral compreender as relações entre a Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC) e a formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais. Nesse sentido, parte-se das seguintes problemáticas: quais são as implicações de um processo de IFAEC na formação de professores dos Anos Iniciais no Ensino de Ciências? Como qualificar os processos de ensino de Ciências nos Anos Iniciais por meio da IFAEC na formação de professores? Consideramos a hipótese de que processos de IFAEC podem ter impacto significativo na formação de professores e no ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Também, propomos que processos de formação continuada mediados pela IFAEC, no contexto dos Anos Iniciais, possibilitam aos professores diálogos críticos e transformação de concepções que podem ressignificar as metodologias do ensino de Ciências utilizadas na prática docente. Inicialmente, foram analisadas as pesquisas brasileiras sobre a Investigação-Ação e o ensino de Ciências nos Anos Iniciais, este processo auxiliou na identificação de referenciais da área e compreensão da discussão em âmbito nacional. Por isso, na primeira etapa deste estudo foi feita uma revisão de dissertações e teses brasileiras, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em que foi possível mapear as concepções e as contribuições de autores produzidas no país, analisando a Investigação-Ação (IA) na Formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais. Na segunda parte, buscou-se compreender as contribuições dos autores das pesquisas de dissertações e teses produzidas no Brasil sobre a formação de professores de Ciências para os Anos Iniciais e a Investigação-Ação (IA), na constituição de estilos e coletivos de pensamento que caracterizam a pesquisa do tema, presentes na base de dados analisada. Percebeu-se neste estudo, que as pesquisas da base de dados e os autores-referenciais identificados rompem com o ciclo tecnicista, ou ao menos a refletirmos pela IA sobre a formação de professores em nosso País. Na terceira parte, investigou-se a trajetória formativa, inicial e continuada, bem como suas perspectivas em relação ao ensino de Ciências, de um grupo de sete professoras que atuam nos Anos Iniciais, em uma escola da rede pública de ensino. A partir dos instrumentos de coleta dos dados: questionário e diários de formação do grupo de estudos, realizou-se a Análise de Conteúdo. Percebeu-se que o docente vai se constituindo e sendo influenciado pelos seus professores durante toda a vida escolar. E, na quarta parte, buscou-se identificar metodologias e estratégias de ensino, bem como as dificuldades encontradas na ação docente dos Anos Iniciais no ensino de Ciências. Nesse âmbito, a IFAEC permitiu às professoras diálogos críticos e transformação de concepções ressignificando o ensino de Ciências. Portanto, foi possível refletir a partir das análises dos movimentos formativos acerca da IFAEC a promoção da racionalidade crítica e/ou emancipatória no ensino de Ciências nos Anos Iniciais.
Abstract/Resumen: This research reflects on the research-training-action processes in Science teaching and its implications for the training of Early Years teachers. Thus, the general objective was to understand the relationships between Research-Training-Action in Science Teaching (IFAEC) and the continued training of teachers who work in the Initial Years. In this sense, we start from the following issues: what are the implications of an IFAEC process in the training of Early Years teachers in Science Teaching? How to qualify Science teaching processes in the Early Years through IFAEC in teacher training? We consider the hypothesis that IFAEC processes can have a significant impact on teacher training and Science teaching in the Early Years. We also propose that continuing education processes mediated by IFAEC, in the context of the Initial Years, enable teachers to engage in critical dialogues and transform concepts that can give new meaning to the Science teaching methodologies used in teaching practice. Initially, Brazilian research on Action Research and Science teaching in the Early Years was analyzed. This process helped to identify references in the area and understand the discussion at a national level. Therefore, in the first part of this study, a review of Brazilian dissertations and theses was carried out, available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), in which it was possible to map the conceptions and the contributions of authors produced in the country, analyzing Action Research (AI) in Science teacher training in the Early Years. In the second part, we sought to understand the contributions of the authors of dissertations and theses research produced in Brazil on the training of Science teachers for the Early Years and Action Research (AI), in the constitution of styles and collectives of thought that characterize the research on the topic, present in the analyzed database. In this study, it was noticed that the database research and the identified reference authors break with the technical cycle, or at least we reflect through AI on teacher training in our country. In the third part, we investigated the trajectory formative, initial and continuing, as well as their perspectives in relation to Science teaching, from a group of seven teachers who work in the Initial Years, in a public school. Using the data collection instruments: questionnaire and study group training diaries, Content Analysis was carried out. It was noticed that teachers are formed and influenced by their teachers throughout their school life. And, in the fourth part, we sought to identify teaching methodologies and strategies, as well as the difficulties encountered in teaching in the Early Years in Science teaching. In this context, IFAEC allowed teachers to engage in critical dialogue and transform conceptions, giving new meaning to Science teaching. Therefore, it was possible to reflect on the analysis of training movements regarding IFAEC in promoting critical and/or emancipatory rationality in Science teaching in the Early Years.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Constituição docente
Formação de professores
Anos Iniciais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8499
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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